Optica

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1317 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 10 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
As cores da luz e a sua decomposição
A luz branca pode ser decomposta em outras cores, cada uma representada por um número, que é a sua freqüência

12

Todos nós já ficamos maravilhados e intrigados com um arco-íris. Ele surge logo após uma chuva, quando o sol reaparece. Com o Sol "baixo" da manhã ou do final da tarde, brincando com uma mangueira de jardim, jogando o jato de água para cima,também enxergamos um arco-íris. O objetivo desta atividade é mostrar que, a partir da luz branco-amarelada de uma lâmpada incandescente, podemos obter um conjunto de cores semelhantes à de um arco-íris. Para isso, vamos constuir um projetor de fenda estreita.

Construindo um projetor de fenda estreita com uma caixa de sapatos vazia

Detalhe para prender as madeiras, o soquete e os fiosObservem que a fenda e o filamento da lâmpada devem estar alinhados

Para esta construção você precisará de:
- uma caixa de sapatos em bom estado; - três pequenos pedaços de madeira e alguns preguinhos; - um bocal e uma lâmpada de filamento reto e vidro transparente; - 3 metros de fio do tipo usado no cordão do ferro elétrico; - um plugue e uma pequena serra de cortar ferro.

12

As cores daluz e a sua decomposição
Atividade: as cores da luz visível
A luz branco-amarelada de uma lâmpada incandescente, na realidade, pode ser decomposta em várias cores. Para decompô-la você precisará de: um prisma, um projetor de luz do tipo mostrado na página anterior e uma lâmpada incandescente. Coloque o prisma na passagem da luz e observe as cores projetadas na folha de papel.

Qual a relaçãoentre a luz "branca" e o espectro de cores que ela gera num prisma?
Objetos muito quentes, além de calor, emitem também várias radiações de diferentes cores. Para cada temperatura, certas cores são emitidas em maior intensidade. O que vemos então como luz branca, emitida pelo filamento de uma lâmpada incandescente, é uma mistura das várias cores que formam o branco. Numa temperatura regular deoperação da lâmpada a luz amarela é a mais intensa. A temperaturas mais altas o azul estará mais intenso, e a luz será branco-azulada. Como vimos, a luz vermelha se distingue da luz verde pela sua freqüência. Cada cor simples possui uma freqüência que é seu número de identificação. O prisma apenas separa essas cores que compõem o branco.

Este conjunto de cores distintas de luz, que somadas resultana luz branca, constitui o espectro da luz visível

Por que a luz se decompõe ao passar por um prisma?

-Quantas cores você enxergar? Relacione-as.

consegue

-Com giz de cera, lápis de cor ou caneta hidrográfica, procure reproduzir, no papel branco, as listras coloridas que você observou nesta atividade.
Na leitura 10, vimos que fontes de luz quente como o Sol, o filamento de lâmpadas oua chama de uma vela, emitem luz que percebemos com diversas tonalidades do branco. Agora estamos percebendo que essa mesma luz pode ser decomposta, por um prisma, em várias outras cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta, constituindo o espectro da luz branca,

Quando a luz passa de um meio para outro - como do ar para o vidro ou plástico -, sua direção muda. Esse desvio échamado refração, e por causa dele enxergamos uma colherinha dentro de um copo com água como se estivesse "quebrada". Essa mudança de direção é devida ao fato de a luz ter velocidades diferentes no ar e no vidro ou no plástico. A velocidade da luz em cada meio é constante, mas ao passar de um meio para outro seu valor se modifica. No vácuo ou no ar essa velocidade é de aproximadamente 300.000km/s, e em outros meios é sempre menor. Toda radiação eletromagnética ou movimentos ondulatórios em geral podem ser identificados por sua freqüência (f) ou pelo seu comprimento de onda (l), que é a distância entre dois vales ou dois picos de uma onda.

46

Seja nver o índice de refração do vidro para a luz vermelha e nvio o índice de refração do vidro para a luz violeta. Do que foi exposto...
tracking img