Origen de la lengua española

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (563 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Superproteção
A PROTEÇÃO  só é positiva quando os pais conseguem equilibrar: Dar proteção ao filho x Ensiná-lo a se proteger. Este equilíbrio está intrinsecamente ligado ao fato de conseguirindependê-lo fisicamente e emocionalmente  possibilitando que o próprio filho se proteja.
Podemos dar como exemplo o beber água em copo. É lógico que não podemos dar um copo de vidro para as criançasaprenderem a sair da mamadeira e usar um copo, no entanto há um momento em que ainda colocamos o copo na boca da criança, em outro podemos deixá-los segurar o copo sozinho e só após a criança ter umacapacidade de apreender e equilibrar o copo é que podemos deixá-lo utilizar o copo de vidro. 
O problema não está em seguir esta ou outra sequência que leve à conquista da independência física, o problemaestá quando os pais não permitem esta evolução para a criança e vão sempre preferir dar copos de plástico ou alumínio em nome de protegê-lo dos possíveis acidentes que um copo de vidro pode provocarnas crianças. Este é um exemplo de superproteção.
É lógico que utilizar mamadeira é muito mais fácil e tem menos possibilidades de sujeira ou acidentes. Utilizar copos de plástico também é maisgarantido e corre menos risco.
No entanto se os pais não dão oportunidades a seus filhos de crescerem e lidarem com os perigos eles não crescem nem amadurecem emocionalmente.
Foi muito comum em minhaprática profissional encontrar crianças imaturas, com dificuldades de se relacionarem com outras crianças, com dificuldades de se separarem das mães quando cursavam a pré-escola. Com dificuldades paratraçar com lápis ou mesmo utilizar uma tesoura ou cola. Com dificuldades de copiar da lousa em uma segunda ou terceira série do ensino fundamental.
Ao averiguar, junto aos familiares, sobre estacriança... era batata!!!: Os adultos faziam tudo por ela. Davam comida na boca, davam banho, vestiam as meias, calçavam os sapatos, levavam a criança a dormir em suas camas de adultos e na maioria das...
tracking img