Oscar niemeyer

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 10 (2366 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 10 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Mostra comemorativa de seus 100 anos OSCAR NIEMEYER
ARQUITETO, BRASILEIRO, CIDADÃO

Objetivo: Realizar uma Mostra ampla com as diversas facetas desse grande artista e personalidade, incluindo seus desenhos arquitetônicos, seu lado intelectual e pessoal, seus projetos gráficos, cenários, móveis e objetos. Oscar Niemeyer: Arquiteto, Brasileiro, Cidadão será o mais completo panorama já realizadosobre o mais importante artista e intelectual do país.

O Instituto Tomie Ohtake e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Diretório Nacional têm uma parceria neste projeto; o IAB será também o organizador do seminário que acompanhará a exposição.

REALIZAÇÃO
O Instituto Tomie Ohtake, entidade sem fins lucrativos inaugurado em SP em novembro de 2001, será responsável pela execução dasexposições deste projeto. O Instituto dedica-se às artes visuais, design e arquitetura, realizadas a partir dos anos 50, coincidindo com o período de trabalho da artista que lhe dá o nome e época de grande produtividade da arte brasileira. Já se firmou como um dos mais modernos e respeitáveis espaços culturais da cidade de São Paulo. Em cinco anos de existência, o Instituto recebeu cerca de 1 milhão devisitantes e pode ser visualizado no endereço www.institutotomieohtake.org.br.

Premiações
Prêmio APCA - Melhor obra gráfica 2006 – “Lívio Abramo”. Revista Bravo – A melhor exposição de 2006 - Prime de Cultura com a exposição “Nuno Ramos”. Guia da Folha - Entre as 10 melhores exposições do ano de 2005 - Nobuo Mitsunashi, com a exposição “Hanazumi”, Jesus Rafael Soto, com a exposição “A Construçãoda Imaterialidade” e Roy Lichtenstein, “Vida Animada”. Isto É Gente - Entre as 3 melhores exposições de 2005 - Roy Lichtenstein, “Vida Animada” Premio ABCA - Melhor Exposição do 2004 com a mostra Sonhando de Olhos Abertos - Dadá e Surrealismo.

A EXPOSIÇÃO

A EXPOSIÇÃO
Em São Paulo, a exposição está agendada para o último trimestre de 2007, ano do centenário de nascimento do arquiteto, naOCA, espaço com belas rampas, um sistema de ar condicionado especial, responsável pela manutenção da temperatura ambiente em níveis adequados às telas, maquetes e esculturas, sem umidade. Com cerca de 10 mil m2 de área construída e totalmente restaurada, a Oca faz parte do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer para o maior parque da cidade de São Paulo: o Parque Ibirapuera. O projetoestá aprovado na Lei Rouanet. Sua empresa terá isenção de 100% sobre o investimento, o que significa o retorno total do valor investido.

SOBRE A OCA
Nome: Pavilhão Lucas Nogueira Garcez Localização: Conjunto Arquitetônico do Parque Ibirapuera Extensão: 10 mil metros2 de área construída Restaurado em 2000, voltando ao projeto inicial de Niemeyer Diferencial: sistema de ar condicionadoespecial, c/ manutenção da temperatura ambiente em níveis adequados, sem umidade, transformou a Oca “no maior museu climatizado do mundo”

SOBRE A EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO
Local: OCA – Parque Ibirapuera Período: 15 de outubro a 15 de dezembro 2007 Horário de funcionamento: 9h as 22h (a confirmar) Ingresso Normal: R$10,00 Meia entrada: R$5,00 Grupos escolares/ONG e entidades sócio culturais terão valoresdiferenciados. Terão visitas monitoradas com guias

A EXPOSIÇÃO ITINERANTE

A Itinerância será feita a partir do final de 2007. A proposta é que a exposição seja realizada em espaços projetados por Oscar Niemeyer. As cidades selecionadas para receberam a exposição itinerante são: Belo Horizonte Museu de Arte de Pampulha e Palácio das Artes Curitiba Museu Oscar Niemeyer, o Olho. BrasíliaMuseu Nacional de Brasília Niterói Museu de Arte Contemporânea de Niterói

DESCRITIVO DA EXPOSIÇÃO
Todo o projeto da exposição foi dividido em 4 grandes momentos onde o visitante poderá imergir na obra e vida do Arquiteto acompanhando sua evolução e influência no Brasil e no mundo.

1. ENCANTAMENTO DA FORMA
A mostra reunirá desenhos arquitetônicos, maquetes, croquis, plantas, fotografias e...
tracking img