Paciente con icc

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 24 (5793 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 16 de septiembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
1. Introdução
O estágio foi desenvolvido no Hospital Auxiliar de Cotoxó (HAC), divisão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desde o día 26 de fevereiro até o dia 3 de maio de 2007, supervisionado pelas nutricionistas: Rosiris Roco Alonso ( nutricionista chefe), Áurea Kaoru Yamauti, Taís Cleto Lopes Vieira, Paula Sofia Bifulco e Regina Helena CunhaRibeiro.
O professor responsável pela disciplina de Nutrição Clínica (HNT-198) durante o período de estágio foi a Profa. Dra. Sonia Buongermino de Souza.
As alunas PAE foram Fernanda Maniero e Tatiane Vanessa de Oliveira.
O Hospital está localizado na Rua Cotoxó, no 1142 , bairro Vila Pompéia, São Paulo.
O HAC, funciona como um hospital de retaguarda, tem capacidade para 130 leitos, na atualidadefuncionam 109 leitos, os leitos estão divididos em quatro alas, os quais receben pacientes com cardiopatias, tanto adulto como crianças, provenientes do Instituto do coração (InCor), além disso, recebem crianças da pediatria geral do Instituto da criança (Icr). O HAC trabalha só pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As alas 1 e 3 são correspondentes aos pacientes adultos provenientes do InCor,sendo a primeira para pacientes do sexo feminino com capacidade para 24 pacientes, e a segunda para pacientes do sexo masculino com capacidade de 30 leitos. As alas 2 e 5 são destinadas às crianças, sendo a primeira para crianças provenientes do Icr comportando até 36 crianças, e a segunda, crianças do InCor, com 19 leitos.
A ala quatro encontra-se inativada pelo momento, mas prontamente será abertapara receber pacientes provenientes do PS do Instituto Central (IC).
O HAC recebe pacientes que necessitem de acompanhamento ou tratamento específicos, ou que estejam aguardando cirurgia, pacientes que aguardam decisão de conduta médica após avaliação minuciosa da patologia, e também acolhe pacientes no pós-cirurgico para recuperação, tratamento de antibiótico, entre outras finalidades.
Não hápronto socorro, nem unidade de terapia intensiva ou atendimento ambulatorial.
A construção do prédio é do tipo pavilhonar, com 4.300m2 de área construída, localizada em um terreno de 5.700m2, com um parque de 3.300m2 de áreas verdes.
A equipe do Hospital conta com assistentes sociais, dentistas, enfermeiros, cabeleireiro, engenheiro, farmacêutico, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas,psicólogos e funcionários de áreas de apoio.
São oferecidos residência médica tanto da cardiologia como da geriatria, e estágios nas áreas de pediatria geral e cardiopediatria. Também existem alunos de cursos de especialização em Nutrição hospitalar, psicologia, de graduação em Nutrição e em enfermagem e alunos do curso técnico de enfermagem.
Em quanto ao Serviço de Nutrição e Dietética, ele écomposto por 34 funcionários, entre nutricionistas, estagiários de nutrição e aprimoranda, cozinheiros, atendentes de nutrição, e escriturários.

2. Desenvolvimento
O hospital conta com cinco nutricionistas, sendo três responsáveis pela área Clínica (Taís, Áurea e Paula) cada qual em um período, sendo estes: 7hs às 16hs, 8hs às 17hs e 14hs às 20hs, uma responsável pela área de produção (Regina) e anutricionista chefe (Rosiris). Na área Clínica, as responsáveis se dividem em alas da pediatria (2 e 5) e dos adultos (1 e 3), porém todas possuem conhecimento das alas ficando responsáveis tanto pelas alas quanto pela produção quando estão de plantão, os quais são de final de semana, quando elas se revezam procurando vir uma por final de semana.
A rotina das nutricionistas da clínica consiste noseguinte:
❖ Verificar no relatório de enfermagem da cada ala a ocorrência de intercorrências e/ou internações realizadas no período noturno.
❖ Caso tenha ocorrido alguma internação o procedimento é o seguinte:
Adultos: verificar a prescrição dietética médica e o diagnóstico do paciente fazer a anamnese com o paciente, com informações sobre internação anterior, presença de...
tracking img