Parabolas e ensinamentos de jesus

Páginas: 3 (618 palabras) Publicado: 22 de enero de 2012
AS PARÁBOLAS E OS ENSINAMENTOS DE JESUS III
A PARÁBOLA DO SEMEADOR
Concluindo este estudo sucinto sobre as parábolas de Jesus, vamos analisar a Parábola do Semeador. Entendida por alguns autorescomo a parábola das parábolas, ela sintetiza as características predominantes em todas as almas e ao mesmo tempo ensina a distingui-las pela forma como recebem os ensinamentos espirituais.
Afluindo umagrande multidão e vindo ter com Ele gente de todas as cidades, disse Jesus em parábola:
“Saiu o Semeador para semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho;foi pisada, e as aves do Céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou, porque não havia humidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e com ela cresceram os espinhos, e sufocaram-na. Ea outra caiu na boa terra, e, tendo crescido, deu fruto a cento por um. Dizendo isto clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Os seus discípulos perguntaram-lhe o que significava esta parábola.Respondeu-lhes Jesus: A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala em parábolas, para que vendo não vejam; e ouvindo não entendam”
Sendo uma parábola de triplatradição sinóptica, pois como já vimos aparece nos três Evangelhos, Mt13:1-9; Mc4:1-9; e Lc8:4-15, é descrita também no Evangelho Gnóstico de Tomé de forma semelhante à dos Sinópticos. No EvangelhoSegundo o Espiritismo, a narração da parábola do semeador é a que surge em Mateus.
A parábola do Semeador dirige-nos para o problema da crença versus não crença, ou seja, receber e aceitar ou não amensagem que a narrativa contém. Os discursos das parábolas não podem ser evidentes, pois tal como a realidade também não é evidente, importa por isso analisar o seu conteúdo:
- A Semente significa osensinamentos doutrinários contidos no Evangelho, e a terra o estado intelectual e moral de cada um. Para uns, atendendo apenas ao sentido literal, esta não passa de letra morta, não produzindo qualquer...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Parabolas De Jesus
  • Las parabolas de jesus
  • Parabolas de Jesús
  • Parábolas de Jesús
  • Las Parábolas de Jesús
  • Trabajo: Milagros y parábolas de Jesús.
  • 7 Parábolas de jesús
  • Cristología, jesús habla por parábolas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS