Planejamento familiar

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1171 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 13 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
O CRISTÃO E O PLANEJAMENTO FAMILIAR

Por planejamento familiar entende-se como conjunto de ações que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher e da criança e que permitem às mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre o nascimento dos filhos, o tipo de educação, conforto, qualidade de vida,condições sociais,culturais e seus níveis, conforme seus princípios de necessidade. Existem recomendações da Organização das Nações Unidas no sentido do acesso universal aos serviços de Planejamento Familiar, e de esse serviço ser parte dos Serviços de Saúde Pública.
Há métodos contraceptivos para permitir evitar ter uma gravidez indesejada. Exemplos são a pílula, o preservativo, o dispositivo intrauterino (DIU), odiafragma, espermicidas.

Legislação no Brasil

Sobre o planejamento familiar a Constituição Federal do Brasil estabelece:
Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiaisou privadas.
A Lei n.º 9.263, sancionada em 12 de Janeiro de 1996, regulamenta o planejamento familiar no Brasil e estabelece em seu art. 2º:
Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direito igual de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal

É muito importante quehaja um prévio planejamento em todas as esferas de nossas vidas. Como a família é uma das áreas mais importantes, por que há quem pense que não devemos planejá-la? Desde as finanças da família – entradas e saídas, contas, compras, férias etc. – até o número de filhos e quando tê-los, tudo deve passar por um criterioso planejamento.

A Bíblia fala sobre Frutificar e Multiplicar (Gn1:22), fala para não ficarmos ansiosos pelo dia seguinte porque Deus suprirá nossas necessidades (MT 6:25-30), exemplos estes que como Palavra de Deus devemos observar e obedecer. Porém como Cristãos sabemos que a tempo para tudo, diz a própria Palavra de Deus. Entendo que muitos exemplos bíblicos aconteceram para uma devida época, o qual devemos atentar para isto para não cairmos no erro de acharque aquilo que foi para uma época anterior seja colocada em prática nos dias de hoje.
Quando falamos de planejamento do ponto de vista Cristão, nós que temos como regra de fé a Palavra do Senhor, devemos basear-se na mesma, porém com alguns cuidados de interpretação para não cairmos no erro e acabar distorcendo a Palavra.
Deus abençoa, quer que tenhamos uma vida prospera,supre nossas necessidades, porém temos que fazer a nossa parte. Vivemos dias difíceis, em que devemos nos preocupar com o planejamento familiar para que a nossa família não venha a se prejudicar por atitudes precipitadas.
Observamos com tristeza, muitas pessoas tomando atitudes em sua vida sem que haja previamente um planejamento, entendemos planejamento, como aquilo que devemos planosque devemos traçar antes de tomarmos alguma decisão. Cristão tendo um número elevado de filhos, porém sem condições nenhuma de sustentá-los, jovens casando de forma prematura sem ter uma casa e muita das vezes desempregado, atitudes precipitadas para o mundo capitalista que vivemos.
Ao planejar nossas vidas, precisamos nos guiar pela realidade.
Muitas vezes, nossos planos são feitos combase em fantasias, o que indubitavelmente conduz ao insucesso. Há algumas características que podem ajudar a evitar este tipo de desabamento.
Devemos fazer planejamentos estratégicos em nossa vida familiar, desenvolvendo e cultivando algumas posturas e atitudes que considero fundamentais, entre elas as expectativas reais, a aceitação, a abertura para mudanças, uma boa comunicação,...
tracking img