Popularização do discurso científico

Páginas: 17 (4175 palabras) Publicado: 22 de noviembre de 2011
A transformação do discurso científico em uma linguagem popular
The Transformation of the scientific speech for the popular language
Por: Edilmar Alcantara, Jaqueline Benites, Jaqueline Morais, Mayra Diamantino, Rogério Santana e Valéria Marinho

Resumo: O objetivo do trabalho aqui apresentado é a partir da comparação e correlação entre artigos sobre a revolução científica do séc. XVII esobre divulgação científica abordar formas de tornar o discurso científico mais acessível citando um exemplo que obteve sucesso no Brasil no começo do século XX.
Palavras-chave: Belisário Penna; Saneamento Básico; Monteiro Lobato; Jeca-Tatu; Biotônico Fontoura; Revolução Científica.

Abstract: The objective of this research study was to based on comparision and correlation between articles aboutthe seventh century scientific revolution and scientific dissemination, expatiate about ways to make the scientific discourse more accessible, citing an successfull exemple at Brazil in the early twentieth century.

Introdução

A grande maioria dos trabalhos científicos é desenvolvida e mantém-se no âmbito dos próprios cientistas. Fazer com que todo esse desenvolvimento intelectual saiados laboratórios e atinja a vida prática é desejo de muitos. O texto “A divulgação do discurso científico: um caminho”, de Maicol Martins de López Coelho, é uma demonstração de como o trabalho científico pode sair do meio acadêmico e atingir milhões de pessoas.
Elaborada uma boa ideia, parte-se para a comprovação de que tal ideia é possível ou não. Uma vez iniciado o processo de pesquisacientífica, o trabalho não termina com a apresentação de um mero relatório. Este apenas conclui uma etapa da longa cadeia produtiva do conhecimento. Percorrer todos os meios sociais e chegar à grande maioria sendo capaz de possibilitar mudanças significativas em sua vida, esse é o objetivo do trabalho.
Também foi o objetivo pretendido e alcançado por Belisário Penna após uma expedição em1912, onde percorreu as regiões Nordeste e Centro-Oeste do país. Consciente das doenças da população desassistida, no interior do Brasil, produziu um relatório. Este, destinado a órgãos do governo que pretendiam combater a seca no país e manter os níveis produtivos de safras agrícolas, não privilegiava efetivamente a população. Penna tinha interesse em divulgar suas descobertas e conclusões a um maiorpúblico e então publicou artigos para um jornal carioca, onde um público mais amplo podia comungar de suas ideias. Ainda assim, chegava a uma pequena parte da população na capital. Tentou publicar um livro e só conseguiu após aceitar a inclusão de anúncios publicitários nas páginas finais daquela obra. O Escritor Monteiro Lobato teve acesso ao livro Saneamento do Brasil e logo auxiliou Penna.Escreveu o conto “Jeca Tatu: a ressurreição” em que o personagem Jeca Tatu era a representação da classe rural. Restritas à população alfabetizada as recomendações ali expressas não atingiam seu público alvo. Em parceria com os laboratórios Fontoura, responsável pelo medicamento que combatia o amarelão, Monteiro Lobato adaptou o conto do Jeca Tatu para o Jeca Tatuzinho, com linguagem simples emuitas ilustrações, demonstrando as formas de contrair a doença e indicando o uso do Biotônico Fontoura. Outra vez o patrocínio intervinha dentro do processo científico contribuindo para a propagação da informação.
Neste exemplo houve a necessidade de parcerias entre vários setores da sociedade (Governo, cientistas, escritores, laboratórios) para que o relatório altamente técnico desencadeasseinformações através de um livreto de fácil compreensão à população.
Segue-se uma pirâmide demonstrativa do caminho percorrido.

Figura 1: Pirâmide Demonstrativa do alcance da informação

[pic]

Esta pirâmide é comumente associada à estruturação social em classes: A, B, C, D etc. Aqui serve como uma alegoria para a trajetória de seu alcance. Enquanto o relatório permaneceu...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Discurso Cientifico
  • Discurso Científico
  • El discurso cientifico
  • Discurso cientifico
  • Discurso cientifico
  • Discurso científico
  • Discurso Cientifico
  • El discurso cientifico

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS