Por Una Etica De La Improvisacion

Páginas: 24 (5898 palabras) Publicado: 1 de octubre de 2012
A Capacidade de Ressoar

Por Gabriel Lemos


Comecemos a música pelo tema



Quando fui convidado para escrever um texto sobre um tema tão abrangente quanto ocupação, fiquei por alguns dias pensando em escrever sobre as filosofias de John Cage (em homenagem ao seu aniversário de 100 anos) e o esotérico mundo de Karlheinz Stockhausen, devido à capacidade de influência que ambos têm nouniverso da música. Porém, qual o propósito de fazê-lo? Muito já foi dito e escrito pelos próprios ou terceiros. Por que escrever sobre eles numa revista virtual de crítica de arte que se propõe falar de ocupação?

Portanto, preferi assumir outra tarefa: escrever sobre alguém com um corpo de trabalho tão interessante quanto o dos dois, e que de alguma forma no vetor do tempo, ocupou (mesmo quebrevemente) um ponto equidistante entre ambos.

O objetivo desse texto é pôr em evidência a vivacidade de Cornelius Cardew (1936-1981), compositor e militante político inglês, que ocupou este planeta do mesmo modo que um cometa traça sua trajetória no céu: iluminando. Filho de um conhecido ceramista inglês chamado Michael Cardew, Cornelius começou seus estudos de música através da prática do coralda igreja local; entre os dezessete e vinte um anos estudou piano, violoncelo e composição na Royal Academy of Music em Londres. Após esse período de estudos, o compositor trabalhou entre 1958 e 1960 em Colônia, na Alemanha, como assistente de Karlheinz Stockhausen, na elaboração das partituras de sua obra megalomaníaca Carré. Incumbido de auxiliar na escrita de partituras da composição serialdesenvolvida para uma orquestra de 80 integrantes (dividida em quatro grupos distribuídos pelo espaço da apresentação) e uma média de 14 coristas para cada subgrupo, Cornelius mostrou grande habilidade na elaboração das partituras, assim como um nítido talento para a improvisação. Também em 1958, Cardew presenciou uma série de apresentações de peças compostas por John Cage e executadas por DavidTudor, marcando profundamente o compositor. Durante os próximos dois terços da década de sessenta, o inglês atuaria na Grã-Bretanha como divulgador da música experimental norte-americana, executando e organizando apresentações de obras de Morton Feldman, La Monte Young, Christian Wolff e Earle Brown.

Imerso no universo experimental da música indeterminada, e abandonando o rigor de técnicas decomposição serial, Cornelius Cardew trabalhou durante 1963 e 1967 em sua partitura épica: Treatise, composta apenas de gráficos – sem uma bula explicativa rígida. A peça visa inspirar uma situação de improviso musical orientada visualmente. Apesar de as 193 páginas de gráficos não apresentarem indicações de como lê-la, ela foi construída utilizando-se de conceitos oriundos da Gestalt, adquiridos pelocompositor após estudos de design gráfico, profissão que Cardew desempenhou até o resto de sua vida.

Após essa obra, o que sucede é uma série de peças que se valem de gramáticas notacionais distintas, que visam situações coletivas de improviso musical ou performático. A partir desse período, o compositor se engajaria cada vez mais na militância política, inquieto por questionamentos sobre o papelsocial da arte (art for whom, ou “arte para quem”). O interessante desse período da vida do compositor é que ele escreve um livro panfletário Maoísta chamado Stockhausen Serves Imperialism onde, costurado por uma propaganda de ideais retirados do livro vermelho chinês, o autor nega todas as suas referências musicais anteriores, principalmente Karlheinz Stockhausen e John Cage:In my early career as a bourgeois composer I had been part of the ‘school of Stockhausen’ from about 1956-60, working as Stockhausen’s assistant and collaborating with him on a giant choral and orchestral work. From 1958-68 I was also part of the ‘school of Cage’ and throughout the sixties I had energetically propagated, through broadcasts, concerts and articles in the press, the work of both...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Improvisacion
  • Improvisacion
  • La Improvisacion
  • Improvisacion
  • improvisacion
  • improvisacion
  • ímprovisacion
  • La improvisación

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS