Poética

Páginas: 4 (949 palabras) Publicado: 16 de abril de 2012
Segundo Aristóteles: “Falemos da poesia (…) começando, como é natural, pelas coisas primeiras”.
Se Aristóteles pretendeu falar sobre a poesia e de todas as suas espécies começando pelas coisasprimeiras, considero importante, informar que Aristóteles terá nascido em 384-322 a.C., estudou na academia de Atenas e mais tarde formou a sua academia. Foi aluno de Platão e preceptor do príncipe daMacedónia.
Estudou a fundo tudo o que se escreveu na sua época e redigiu todos os seus pensamentos. Os textos de Aristóteles foram a orientação do mundo culto da antiguidade até finais do século XVIII.Os seus textos serviam como base de estudo da literatura, uma vez que a arte poética significa literatura e não só poesia, pois da poesia fazem parte as "artes imitativas" e tem as seguintes espécies:epopeia, tragédia, comédia, ditirambo, aulética e citarística, que se distinguem por diferentes meios, objetos e maneiras de imitar; O texto expõe, de forma ordenada e coerente, as ideias do filósofosobre a composição poética. É de notar que Aristóteles classifica os géneros literários em categorias e a sua obra tornou-se na actual Bíblia da literatura.
A poética remonta à antiguidade grega,poiêsis que significa na actualidade: poética, poesia e poeta. Significava na Grécia antiga: fazer ou fabricar era algo que se construía, portanto deduzo que existiam determinadas regras. Esta maneirade encarar a literatura vai durar séculos, obedecer às regras é produzir um texto de qualidade superior.
A poética de Aristóteles é composta por XXVI capítulos que se podem dividir em duas grandespartes. A primeira parte é composta pelos primeiros cinco capítulos e estes reflectem sobre a poesia.
A segunda parte inicia-se no capítulo XVI e vai até ao capítulo XXII, estuda a estrutura datragédia. Os capítulos XXIII, XXIV e XXV são capítulos dedicados a epopeia e no capítulo XXVI compara a tragédia com a epopeia.
A Poética de Aristóteles tem por base a fundamentação conceitual de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Poetica
  • poetica
  • poetica
  • poetica
  • poetico
  • La poetica
  • poetica
  • Poetic

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS