Psicologia

Páginas: 4 (974 palabras) Publicado: 7 de septiembre de 2010
Universidade Luterana do Brasil

[pic]

Curso de Psicologia
Psicologia da Personalidade

Profª. Ms. Marjane Bernardy Souza

ANÁLISE DO FILME “FREUD, ALÉM DA ALMA”

Rita de Cássia Grünewaldda Cunha

Cachoeira do Sul/RS, 29 de abril de 2010.

Introdução

A análise a seguir, é do filme “Freud, além da alma”. O filme mostra um período de cinco anos da vida deste grande psicanalista,suas desavenças com seus colegas e suas descobertas.

O filme começa sem delongas, mostra já na primeira cena em que Freud não aceita a maneira como os seus colegas tratam os pacientes comhisteria, para ele esses pacientes não passavam de farsantes querendo apenas chamar a atenção.
Porém Freud acreditava que eles realmente estavam doentes, a partir daí ele gerou muitos conflitos,principalmente com o seu professor. Não satisfeito com a falta de tratamento para pacientes com histeria Freud foi atrás de Charcot, e se maravilhou com o método da hipnose. Muittos impasses e asdificuldades a que foram submetidas às primeiras elaborações de Freud na tentativa de compreensão da histeria serviram como força propulsora na construção da teoria psicanalítica.
Influenciado por Charcote Breuer, Freud cria a teoria do trauma, na qual dizia que a origem dos surtos histéricos era um trauma de infância que se tornou a principal causa dos surtos quando adultos, após viverem situaçõesparecidas que muitas vezes foram ocultas pela repressão. Tais lembranças inconsolavelmente dolorosas acabavam que desencadeando os fenômenos histéricos.
Junto de Breuer, Freud começou a utilizar ummétodo de hipnose desenvolvido por Breuer em que fazia com que os pacientes voltassem ao passado e recordassem os acontecimentos que causaram o trauma, fazendo assim acontecer uma “descargaemocional” perfeita para a cura dos sintomas.
Por algum tempo Freud utilizou a hipnose como a principal forma de tratamento.
Mas muitos pacientes não permitiam serem colocados em estado de hipnose....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • psicología de la psicologia
  • Psicologia o psicologias
  • Psicologías, Psicología
  • Psicologia
  • Psicologia
  • Psicologia
  • Psicologia
  • Psicologia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS