Quem Me Dera Ser Onda

Páginas: 4 (918 palabras) Publicado: 13 de febrero de 2013
[pic]
































Compreensão de leitura



1.) Classifique e descreva as personagens do conto “ Quem me dera ser Onda”.

R: a.) Aspersonagens principais:

O porco “Carnaval da Vitória”: Era um leitão que sobreviveu à revolução, na imundície da beira-mar da Corimba. Tinha sete irmãos, eles comiam as mais improvisadas dietas, eramprincipalmente as espinhas de peixe. Rapidamente e pelas confusões da areia afastaram-se da presença da mãe.

O Diogo: é ó-dê-pé. Pai do Zeca e do Ruca. Quer o porco só por causa da sua carne. Estavaindisposto de engolir peixe.

A Liloca : Mulher do Diogo e mãe do Zeca e do Ruca . Trabalha numa bicha. Não concordava com a idéia do seu marido de matar ao porco só por o carinho que os seus filhoslhe tinham.

O Ruca e O Zeca: São os filhos do Diogo e da Liloca. Estudam na escola. Os miúdos tratavam ao porco como um membro mais da família. Eles defendiam-no da mania do pai de quer matá-lo paraCarnaval. O melhor amigo deles chama-se Beto.

O Beto: É filho de Dona Xica e do Nazário. Estuda na mesma escola do que Ruca e do que Zeca. Ajudo-lhes a cuidar “Carnaval da Vitória” e também nãoqueria que lhe matassem.

b.) as personagens secundárias :

O Faustino: É o vizinho da família Diogo, trabalha como assessor popular no tribunal e faz parte da asambleia de moradores.

O Nazário:É o responsável máximo pelo prédio.





O Fiscal: É o encarregado de multar as pessoas que não cumpram as leis, (não haja especulações) nem porco nas casas. Também faz as cobranças dos impostos.A Professora: Apoiava aos seus alunos no cuidado do porco, dizia-lhe que tinham de ter amor pelos animais. Ela achava que o leitão também era problema do povo.

c.) As personagens referenciais :Mulher do Faustino: Espantou o fiscal da sua casa quando Zeca lhe enviou lá, dizendo que eles eram os que tinham um porco e que faziam quitanda de dendém .

Dona Xica: Mulher do Nazário e mãe...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Comportamiento Der Ser Humano
  • Qu Significa Ser L Der
  • LA FORMACI N PARA SER UN BUEN L DER
  • C Mo Ser Un L Der Natural
  • EL SECRETO PARA SER UN BUEN L DER
  • C mo ser un Buen L der
  • Ser una maestra l der
  • Ser Un Buen L Der

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS