Redução do consumo de água em uma indústria de bebidas

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 9 (2176 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 18 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
RESUMO

Cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade do meio ambiente aliada ao crescimento econômico, muitas têm sido as ações tomadas pelas indústrias para diminuir as atividades poluidoras nos locais onde estão inseridas, através de políticas de desenvolvimento sustentável, este é um processo em que estão integradas e equacionadas as dimensões ambientais, sociais e econômicas e têmexercido papel chave para a sustentabilidade da vida no planeta. O artigo discute os meios e técnicas utilizadas pela Norsa Refrigerantes LTDA em busca da redução do consumo de água, na produção de refrigerantes, com a finalidade de amenizar a degradação ambiental.

Palavras-chave: Gestão ambiental, Desenvolvimento sustentável, Água

1 INTRODUÇÃO

As políticas e modelos decrescimento atuais geram desequilíbrios em todo o mundo, apesar do crescimento e riquezas conquistados, a poluição e degradação do meio ambiente nunca atingiram níveis tão altos. Em decorrência deste fato, têm-se discutido vários assuntos anteriormente pouco debatidos, como Desenvolvimento Sustentável, sustentabilidade e, principalmente, como alcançá-los. Grandes empresas têm investido em pesquisas sobreo assunto e quais as melhores práticas para atingir o equilíbrio do seu crescimento econômico, levando em consideração a sustentabilidade do meio ambiente.

O Desenvolvimento Sustentável busca o equilíbrio entre a proteção ecológica e o avanço econômico. É, portanto, uma forma de tentar promover uma exploração de áreas e recursos naturais disponíveis, de uma maneira menos prejudicial,sem que altere o equilíbrio entre o meio ambiente e a humanidade, bem como toda a biosfera dependente desta relação.

“Sustentabilidade: Qualidade de um sistema que é sustentável; que tem a capacidade de se manter em seu estado atual durante um tempo indefinido, principalmente devido à baixa variação em seus níveis de matéria e energia; desta forma não esgotando os recursos de quenecessita.” (Lima-e-Silva, 1999)

Para que se possa entender a importância disto, faz-se necessário compreender que os recursos ambientais são finitos. Em decorrência deste fato, cada vez mais, empresas e indústrias tem realizado planejamentos e desenvolvido uma preocupação ecológica na criação de empreendimentos que busquem aliar crescimento econômico e sustentabilidade.

Nesteartigo, expomos o caso da Norsa Refrigerantes LTDA, empresa do ramo de bebidas, que em busca do desenvolvimento sustentável, adotou medidas para redução do consumo de água nas suas fábricas, principalmente na produção de refrigerantes. Também expomos algumas das práticas utilizadas para tal e os resultados alcançados.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A consciência ambiental, o desenvolvimentosustentável e a responsabilidade social se tornaram assuntos recorrentes no meio empresarial. Nos últimos anos, foi observado um aumento no número de consumidores preocupados com a postura das empresas em relação ao meio ambiente.

“O novo contexto econômico se caracteriza por uma rígida postura dos clientes voltada à expectativa de interagir com organizações que sejam éticas, com boa imageminstitucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável” (TACHIZAWA, 2006)

A relação entre sustentabilidade e lucratividade é indiscutível, basta observar a quantidade de organizações que divulgam diariamente suas ações com o objetivo de se tornarem mais responsáveis social e ecologicamente.

“A sustentabilidade empresarial deve se basear em três aspectos básicos: oambiental, o econômico e o social. A primeira variável diz respeito ao uso racional dos recursos naturais e maximização dos impactos ambientais positivos no ciclo de vida dos produtos, desde a extração da matéria-prima até a sua disposição final. Mais ainda, a empresa tem de preocupar-se também com os impactos ambientais positivos e negativos de sua atividade produtiva. O aspecto econômico trata...
tracking img