Reflexões acerca do ensino das ciência sociais no ensino médio.

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1567 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 12 de marzo de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Reflexões acerca do ensino das ciência sociais no ensino médio.
Trabalho apresentado no XV Congresso Brasileiro de Sociologia da SBS – Sociedade Brasileira de Sociologia – 26 a 29 de julho de 2011. UFPR – Curitiba – PR.

Resumo:
A definitiva obrigatoriedade do ensino das ciências sociais no ensino médio,remete a um importante debate com que relação ao que deve ser ensinado aos jovens nessadisciplina escolar e de que forma esse conhecimento deve ser passado. Porém, preliminarmente é preciso conhecer o histórico intermitente que permeia o desenvolvimento da sociologia enquanto disciplina escolar no Brasil, história essa que leva à contestação de sua validade e legitimidade. Por conta desse fato, é importante também que se justifique a importância do ensino das ciências sociais noensino médio, baseando-se na tradição da sociologia brasileira e também em recentes estudos sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho busca refletir sobre essas questões que permeiam o estudo do ensino das ciências sociais no ensino médio, através de pesquisa bibliográfica e análise de documentos oficiais da educação nacional.


Resumo Expandido:


Mediante a recente conquista, no anode 2008, da institucionalização definitiva da obrigatoriedade do ensino da disciplina sociologia no ensino médio nacional, ressurge o debate acerca do que deve ser ensinado em sala de aula, dentro da área das ciências sociais, aos adolescentes desse nível de ensino.
Essa questão, da metodologia e do conteúdo a serem aplicados em sala de aula, carece de pesquisas e debates, pois o históricodo ensino da sociologia no país é permeado por intermitências. Para que se possa encontrar as respostas de “o que” e “como” ensinar os conteúdos das ciências sociais aos adolescentes do ensino médio por meio da disciplina de sociologia é necessário conhecer a sua história e justificar a importância dessa disciplina no currículo escolar do nível médio de ensino. Desse modo, pode-se compreenderporque a sociologia não possui uma tradição de ensino como as demais disciplinas tradicionais do ensino médio. Durante a trajetória do ensino de sociologia no Brasil, sua importância foi colocada em dúvida em diversos momentos, levando a uma deslegitimição da disciplina.
A história do ensino das ciências sociais no âmbito escolar inicia-se, efetivamente, a partir das décadas de 1920 e 1930quando os intelectuais do Brasil passam a incentivar a proposição da Sociologia como disciplina do ensino secundário, dentro de um contexto do início das mudanças sócio-culturais que começavam a se configurar e que visavam um projeto modernizador da sociedade e do Estado brasileiro, no qual o ensino da disciplina viria a ocupar um lugar privilegiado. Com a implantação de reformas educacionais noperíodo citado a educação inicia um processo de modernização e passa, nesse contexto, a ser considerada como um fator de mudança social.
A partir de 1942, inicia-se a intermitência da sociologia como disciplina no ensino secundário, pois a reforma educacional de Gustavo Capanema, implementada nesse mesmo ano, retira a obrigatoriedade da sociologia nas escolas secundárias. Durante um longoperíodo a sociologia permanece fora dos currículos escolares enquanto disciplina obrigatória, figurando somente como matéria optativa em alguns cursos de nível médio. Com o golpe militar de 1964, uma nova orientação política passa a dirigir o país, e torna-se prioridade na educação nacional a formação profissionalizante para atender a um modelo de desenvolvimento industrial que passaria a vigorar nopaís com o Milagre Econômico, de forma que as ciências humanas, sobretudo Sociologia e Filosofia, perderam ainda mais espaço nos currículos do ensino secundário. Somente na passagem da década de 1970 para a de 1980, no contexto da redemocratização, a Sociologia é reintroduzida sistematicamente no currículo do, então, segundo grau, primeiramente como disciplina optativa e nos anos subsequentes...
tracking img