Reforma e contra reforma pdf

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 1 (250 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
REFORMA

“DURANTE A IDADE MEDIA, A IGREJA PROSPERAVA COM SUAS TERRAS, COM A ARRECADAÇÃO DO DÍZIMO (CONTRIBUIÇÃO DE 10% DOS GANHOS DE CADA CATÓLICO), EMANTINHA SEUS PRÓPRIOS TRIBUNAIS”.
COM A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS, OS BISPOS CONTINUARAM COM O COMPORTAMENTO FEUDAL DE ENVIAR SEUS GANHOS AO PAPA, SEMCONTRIBUIR PARA A NAÇÃO DE ORIGEM.
ALÉM DISSO, O PAPA SENTIASE NO DIREITO DE OPINAR NA AÇÃO DOS REIS, O QUE CAUSOU IRRITAÇÃO ENTRE OS MONARCAS.
OS ABUSOS DEREPRESENTANTES DA IGREJA ATRAVÉS DE PRATICAS COMO A SINOMIA, A VENDA DE CARGOS ECLESIÁSTICOS E DE INDULGENCIAS DISTANCIARAM SUAS AÇÕES DOS ENSINAMENTOS RELIGIOSOS. OCLERO PERDEU PRESTÍGIO E A AUTORIDADE REAL CRESCEU EM PODER. DESTA FORMA, OS REPRESENTANTES DE ROMA PASSARAM A SER CONSIDERADOS INTRUSOS, OCASIONANDO O QUE ÉCHAMADO DE REFORMA PROTESTANTE.

CONTRA REFORMA

“MOVIMENTO INICIADO PELA IGREJA CATÓLICA PARA CONTER O PROTESTANTISMO”.
UM MARCO NA MANIFESTAÇÃO CATÓLICA FOI OCONCÍLIO DE TRENTO (1546-1563) QUE REAFIRMOU OS PRINCÍPIOS DE SUA DOUTRINA E ADOTOU MEDIDAS DISCIPLINARES PARA O CLERO.
A IGREJA CATÓLICA UTILIZOU TRÊSIMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONTRA REFORMA:
1) A INQUISIÇÃO, REPRIMINDO A HERESIA E JULGANDO OS CRISTÃOS NÃO SEGUIDORES DA DOUTRINA CATÓLICA.2) A CONGREGAÇÃO DO INDEX, QUE CENSURAVA LIVROS CONTRÁRIOS A IGREJA CATÓLICA.
3) A COMPANHIA DE JESUS, CRIADA POR INÁCIO DE LOYOLA EM 1524, SOB O LEMA “LUTA PORDEUS E PELA CRUZ”. OS JESUÍTAS POSSUÍAM UMA SEVERA DISCIPLINA E PRETENDIAM DIFUNDIR A FÉ CRISTÃ. ESSA MEDIDA ABRANGEU: EUROPA, ÁSIA, ÁFRICA E AS AMÉRICAS.
tracking img