Regionalização do continente americano

Páginas: 11 (2667 palabras) Publicado: 24 de noviembre de 2010
O SEGUNDO CONTINENTE EM EXTENSÃO TERRITORIAL

A América é o continente de maior extensão no sentido norte-sul, Considerando as terras contínuas, ela se estende desde o paralelo 71° norte até o paralelo 56° sul, situação que, juntamente com outros fatores, possibilita a existência de vários tipos de clima (polar, frio, frio de alta montanha, temperado, semi-árido, desértico, subtropical eequatorial).
No sentido leste-oeste, a América se estende desde o meridiano 35° oeste, ou longitude 35° oeste,
até o meridiano 165° oeste, ou longitude 165° oeste (considerando-se as terras contínuas e desconsiderando a Groenlândia). Entre os continentes ou terras emersas, a América coloca-se em segundo lugar em extensão territorial.

DIVISÃO HISTÓRICO-CULTURAL
A partir do final do século XV einício do século XVI, os europeus começaram a conquistar a América e aí se estabeleceram: espanhóis, portugueses, ingleses, franceses e holandeses tomaram terras dos primitivos habitantes e impuseram o seu modo de vida ou a sua cultura.
Entre os elementos culturais impostos pelos europeus destaca-se a língua. Tendo-se então por base as línguas oficiais faladas na actualidade e sua predominância, ocontinente americano pode ser dividido em:
— América Latina, que corresponde aos países de língua neolatina (português, espanhol, francês);
— América Anglo-Saxônica, que corresponde aos países de língua inglesa.

Há exceções como, por exemplo, o holandês ou flamengo, língua oficial falada no Suriname e nas Antilhas Holandesas, cujo tronco linguístico é o germânico, assim como o inglês.
Existempaíses no continente americano que, embora tenham como língua oficial o inglês ou o holandês, devem ser considerados pertencentes à América Latina. É o caso da República da Guiana, de Trinidad e Tobago. De Antígua e do Suriname, que devido suas características
históricas,se assemelham mais aos países da América Latina. Entre essas características, destacam-se seu passado colonial e o tipo decolonização neles implantado (colonização de exploração).
Alguns territórios da América ainda se encontram na condição de dependência, isto é, estão subordinais a certos países, não possuindo soberania, apesar de gozar alguma autonomia. E esse o caso de Anguilia, São Cristóvão e Névis, Bermudas, Ilhas Cay-man, Malvinas (ou Falklands), Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Turks, Caicos e Montserrat(pertencentes ao Reino Unido); Antilhas Holandesas e Aruba (Holanda); Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica (França); e Ilhas Virgens Americanas (Estados Unidos).

DIVISÃO POLÍTICA
Em relação ao globo terrestre e ao próprio território, podemos dividir o continente americano em três porções: América do Norte, América Central e América do Sul.
A América do Norte compreende o Canadá, os Estados Unidosda América e o México. Do ponto de vista físico, a Groenlândia é considerada parte do continente americano e se inclui na América do Norte; porém, do ponto de vista político, éum estado semi-autônomo da Dinamarca, que é um país europeu.
A América Central, a menor porção do continente, é a "ponte de união" entre a América do Norte e a América do Sul. Pode, por sua vez ser dividida em duas porções:a porção ístmica ou continental e a porção insular Na porção ístmica, existem vários países: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador. Nicarágua. Costa Rica e Panamá .
A porção insular, isto é, localizada em ilhas, recebe a denominação geral de Antilhas. Segundo a dimensão das ilhas as Antilhas podem ser divididas em Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas.
As Grandes Antilhas compreendem Bahamas,Cuba, Jamaica, Haiti. República Dominicana, além de Porto Rico, que é um estado associado aos Estados Unidos.
As Pequenas Antilhas compreendem várias ilhas de pequena extensão, nas quais se situam vários países — Trinidad e Tobago, Barbados, Granada, Antígua e Barbuda, Dominica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis — e algumas colónias e dependências: Martinica e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Regionalização Do Continente Americano.Docx Subida Exitosa
  • Continente Americano
  • continente americano
  • El Continente Americano
  • El continente americano
  • Continente americano
  • Los Continentes Americanos
  • Continente Americano

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS