Registro formacao literaria

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (865 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 7 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Vou registrar um pouco do trabalho de formação literária realizado este ano.
O trabalho em 2010 baseou-se em:
Atividades Permanentes: as rodas de leitura diárias com a finalidade de oferecerum vasto repertório de livros. Os livros foram cuidadosamente escolhidos pelas professoras seguindo os seguintes critérios: qualidade literária, gráfica e das ilustrações. Foram pensados textos quecolocassem diferentes desafios, livros cujas ilustrações fornecessem dados sobre a história, fundamentais para a compreensão, ou textos sem ilustração ou ilustração que tem uma história paralela anarrada, ou somente a ilustração, sem texto.
Foi ofertado diferentes gêneros para que as crianças ampliassem seu repertório e também conhecesse as diferentes finalidades da língua escrita: ler parase informar, para se divertir, para refletir, para brincar com as palavras, para se emocionar e para discutir com os amigos.
Projetos: Estudamos os Contos Clássicos e descobrimos que hádiferentes versões e com isso refletimos sobre se o que é errado, certo e o que são diferenças.
Além de oportunizar que as crianças conhecessem um pouco mais da cultura de histórias clássicas epercebessem características deste gênero, elas puderam atentar-se para o livro como material impresso.
Ao ler diferentes versões, de diferentes livros, puderam estabelecer relações entre qualidadesde diferentes livros, criando/acrescentando assim, novos critérios de seleção: perceberam que algumas obras ofereciam histórias ricas em detalhes e outras faziam um “resumo” da história e eram“pobres” de conteúdo; perceberam que algumas ilustrações participavam da história e traziam pistas importantes sobre seu conteúdo e que em alguns livros nem sempre isso acontece; perceberam que os livros “commuitas páginas” tinham muitas histórias, e que estas, ficavam organizadas em um ‘sumário’.
Sequencias didáticas: Inicialmente pensada a partir da leitura compartilhada[1] do livro “Não...
tracking img