Região Sul Do Brasil

Páginas: 33 (8059 palabras) Publicado: 2 de enero de 2013
| 2011 |
| Ana EstelaMatías LozadaJeremías Rojo Agustín Trícoli |

[Região Sul do Brasil] |
A região Sul é uma das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil. Compreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É um grande pólo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência européia, principalmente de origem italiana e germânica |



RegiãoSul do Brasil 2
Características gerais 2
População grande em área pequena 2
Paisagens geoeconômicas bem diferenciadas 3
Subdivisões 4
Economia 5
Extrativismo 6
Agricultura 6
Pecuária 6
Historia 7
Historia de paraná 7
Historia de Santa Catarina 8
Historia do Rio Grande do Sul 8
Cultura 9
Rio Grande do Sul 9
Paraná 10
Santa Catarina 10
Algumas festas 11
Música 13Culinaria 14
Turismo 15
Paraná 15
Foz do Iguaçu 15
Curitiba 15
Guaraqueçaba 16
Santa Catarina 17
Balneário Camboriú 17
Florianópolis 18
Rio Grande do Sul 19
Vale dos Vinhedos 19
Caxias do Sul - Região Uva e Vinho 19
Litoral 20
Termas 20
Turismo paleontológico 20

Região Sul do Brasil
A região Sul é uma das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil. Compreende os estados doParaná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que juntos totalizam uma superfície de 576.409,6 km². A região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoeconômica Centro-Sul. É um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica. A região Sul apresenta bons índices sociais em vários aspectos: possui omaior IDH do Brasil, 0,831, e o terceiro maior PIB per capita do país, 18.257,79 reais, atrás apenas da Região Sudeste e da Região Centro-Oeste. A região é também a mais alfabetizada, 94,8% da população. Apesar disso, possui indicadores socioeconômicos inferiores aos dos países desenvolvidos.
Faz fronteiras com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a região Centro-Oeste ecom a região Sudeste do Brasil ao norte e com o oceano Atlântico ao leste. Sua história é marcada pela grande imigração européia, pela Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha e mais recentemente pela Revolução Federalista, com seu principal evento o Cerco da Lapa. Outra revolta ocorrida na história da região foi a Guerra do Contestado, de caráter religioso.
Característicasgerais
População grande em área pequena
A região Sul é a menor em superfície territorial do Brasil e a segunda mais desenvolvida, ocupa cerca de 7% do território brasileiro, mas por outro lado, sua população é duas vezes maior que o número de habitantes das regiões Norte e Centro-Oeste. Seus 27.384.815 habitantes representam uma densidade demográfica de 47,59 hab./km².
Com um desenvolvimentorelativamente igual nos setores primário, secundário e terciário, essa população apresenta os mais altos índices de alfabetização registrados no Brasil, o que explica, em parte, o desenvolvimento socioeconômico da região em comparação com as outras regiões brasileiras. Localização ao sul do Trópico de Capricórnio. A região Sul é a única região brasileira localizada quase totalmente abaixo doTrópico de Capricórnio e, por isso mesmo, é a mais fria do Brasil. O clima dominante é o subtropical e são frequentes as geadas. Em altitudes elevadas também ocorrem ocasionalmente precipitações de neve. As estações do ano são bem definidas e as chuvas, em geral, distribuem-se em grande quantidade ao longo do ano. O clima regional do sul, em comparação com as demais regiões do país, caracteriza-se porsua homogeneidade, notadamente no que se refere à sua pluviometria e ao ritmo estacional de seu regime. Destaca-se um clima mesotérmico bastante úmido no planalto Meridional e subtropical, e superúmido na faixa litorânea e na encosta atlântica, com temperaturas bastante elevadas. Como característica geral, o clima do Sul é o subtropical, apresentando uma sensível oscilação térmica durante o...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A regiao sul
  • Os Paleoamericanos Do Sudeste Do Brasil
  • Historia De Rio Grande Do Sul
  • Nordeste Do Brasil.
  • Central do brasil
  • A Musica Do Brasil
  • Geopolítica E Política Exterior Estados Unidos, Brasil E América Do Sul
  • Florais do eneagrama (português

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS