Relacionando-se com os outros através da busca e oferecimento de feedback

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1874 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 25 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
RELACIONANDO-SE COM OS OUTROS ATRAVÉS DA BUSCA E OFERECIMENTO DE FEEDBACK
A saúde de um relacionamento e o sucesso de comunicação interpessoal depende em grande parte da nossa capacidade e habilidade de buscar e receber feedback, como também de nos auto-expor e de nos afirmar, dando feedback.
 
O bom relacionamento interpessoal está intimamente associado a uma boa comunicação interpessoal evice-versa.
 
Sem feedback não há comunicação. Se não houver feedback, não compreenderemos os outros nem seremos compreendidos pelos outros.
 
Precisamos saber como as pessoas estão nos percebendo e precisamos fazer com que as pessoas saibam como nós as percebemos. Precisamos, portanto, desenvolver a nossa predisposição e habilidade de buscar e receber feedback corretamente, como também saberdar corretamente o feedback aos outros. Corretamente significando, aqui, ter a atitude correta, palavras corretas, ação correta, proporção correta, momento correto.
 
A comunicação entre as pessoas é um processo complexo e imprevisível. Nem sempre conseguimos transmitir o que queremos. E nem sempre conseguimos ler corretamente o que a outra pessoa está querendo nos passar, seja através das suasmanifestações verbais (palavras), seja através das suas manifestações não verbais (linguagem corporal - gestos, sorrisos -, tom de voz, comportamento e ações).
 
Para melhorar a nossa comunicação e o nosso relacionamento interpessoal, isto é, para podermos compreender melhor os outros e as suas mensagens e ser melhor compreendidos pelos outros, devemos sempre pedir feedback e dar feedback .
 Pedir e Receber Feedback é buscar e receber informação do seu interlocutor sobre o que ele compreendeu e achou das mensagens verbais e não verbais que você passou a ele, e/ou das ações que você realizou.
 
Ao pedir o feedback queremos saber como as nossas ações, comportamento ou palavras estão sendo recebidas, quais reações elas está tendo por parte dos outros, e como elas estão afetando osoutros. Ao pedir o feedback, estamos querendo nos ver com os olhos dos outros, isto é, estamos querendo entender como os outro nos enxergam.
 
Dar feedback (ou auto-exposição) é fornecer informação para o seu interlocutor sobre o que você compreendeu e achou das mensagens verbais e não verbais que ele passou a você, e/ou das ações que ele realizou.
 
Ao dar feedback aos outros, estamos nosauto-expondo e revelando nossos próprios pensamentos, percepções e sentimentos de como o comportamento e as ações dos outros estão nos afetando.
 
A utilização desses dois processos (solicitar feedback e dar feedback), de forma equilibrada e ampla, propicia o desenvolvimento individual e propicia o desenvolvimento de competência interpessoal. Quando um dos processos, - seja solicitar feedback ou darfeedback - é preferido em detrimento do outro, isto traz um estado de desequilíbrio que se manifesta por tensões, hostilidades e ressentimentos, prejudiciais ao relacionamento e ao desempenho.
 
O entendimento e respeito mútuo somente é conseguido quando nós conseguimos enxergar a nós próprios através dos olhos dos outros e quando conseguimos enxergar o(s) outro(s) através dos olhos dele(s).
 Quando buscamos e recebemos feedback dos outros, começamos a ver como as pessoas nos enxergam; vemos comportamentos ou características nossas que outros vêem em nós e que nós não conseguimos ver ou não admitimos para nós mesmos. Com isso o nosso "Eu Cego" se revela para nós.
 
Quando nós nos expomos e nos afirmamos honestamente para os outros, nós revelamos características ou valores nossos quemuitas vezes não expomos ou não são tão evidentes para os outros. Com isso, o nosso "Eu Menos Revelado" se expõem e se auto-afirma para os outros.
 
O que busca o processo de feedback
 
O processo de feedback busca corrigir erros, interpretações errôneas e desvios de direção da nossa parte e/ou a dos outros.
 
Através do feedback nós nos asseguramos de que estamos sendo compreendidos pelo(s)...
tracking img