Relaciones comerciales entre brasil y américa central

Páginas: 15 (3660 palabras) Publicado: 11 de octubre de 2010
1. Dificuldades para a realização do comércio

A América Central nunca foi um parceiro comercial de relevância para o Brasil, desde o estabelecimento das relações diplomáticas com esta região em 1906, esta nunca foi tratada como um parceiro com grande potencial que pudesse auxiliar de forma decisiva no crescimento econômico do Brasil.
A afirmação de que os países da América Central semprerepresentaram uma pequena parcela das relações comerciais brasileiras se dá por diversos motivos de fácil entendimento listados a seguir: distâncias geográficas; inexistência ou precariedade dos meios de transporte e comunicação; a vinculação excessiva das colônias com suas metrópoles; a escassez de informação mútua sobre a história, a geografia, a economia, a política e as cultura de modo geral; aausência por muito tempo de aproximação com Ministros residentes nos respectivos países; a diferença de idioma; o persistente superávit da balança comercial em favor do Brasil, entre outros fatores. Além dos argumentos acima citados falta talvez o mais importante, a similaridade dos produtos exportados por ambos, ou seja, tanto o Brasil como os países da América Central são especializados naprodução de produtos primários, como por exemplo: algodão, açúcar, banana, café, carne, etc. Sendo assim, eles acabam por se tornar concorrentes ao invés de parceiros, impossibilitando o aumento de acordos comerciais benéficos a todos.
Em contrapartida aos obstáculos para o estreitamento das relações econômicas entres esses atores, em alguns momentos da história eles se reuniram para buscar uma maioraproximação, fortalecer a conceito de solidariedade interamericana, fortalecer o respaldo a participação ativa das partes nos foros multilaterais (ONU, OEA, Cecla, etc.), criação de Comissões Mistas, entre outros. Em 1983 assinaram cinco Declarações Conjuntas onde no âmbito econômico abordaram principalmente a necessidade de insistir ante os países industrializados em prol da implementação de sistemasde preferências generalizados não recíprocos nem discriminatórios em favor dos países em desenvolvimento; o reconhecimento dos direitos do mar; a proteção dos preços de produtos básicos (açúcar, algodão, etc.); a intensificação das relações comerciais entre os países membros do Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) e da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC); o apoio financeiropara a importação de produtos brasileiros – mediante a abertura de linhas de crédito por um valor de US$1 milhão para cada um dos países da América Central; a inauguração de linhas de transporte marítimo; entre outros pontos.
O objetivo brasileiro nessa aproximação com a América Central foi, além de consolidar sua presença em mercados poucos explorados, promover o crescimento econômico e construirum espaço para alcançar objetivos particulares.
2. Exportação de armas para a América Central:

Como o Brasil e os países da América Central (principalmente Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica) possuem uma característica de produção muito parecida (produtos primários), o Brasil decidiu por buscar a exportação de material de uso militar de fabricação brasileira para estaregião como uma forma alternativa de aumentar os lucros. No entanto, o comércio internacional de armas não é simples como o de produtos básicos, esse tipo de transação implica em relevantes consequências políticas, econômicas e estratégicas, especialmente quando se trata de transferências para países em conflito interno ou regional, como é o caso desta região. Os negócios de armas bélicas com aAmérica Central iniciaram-se em meados de 1977, quando o Brasil estava por se tornar um dos dez maiores fornecedores do mundo. Sendo assim, segundo o Chanceler Antônio Francisco de Azevedo, “as exportações de material de emprego militar destinado a países em atrito implicam responsabilidade política irrecusável do governo do país exportador, em virtude de suas conseqüências no relacionamento...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Relacion comercial mexico brasil
  • Relacion economico comercial mexico brasil
  • Relaciones comerciales de eu y brasil
  • Relaciones Comerciales Entre Brasil Y Venezuela
  • Relacion comercial méxico brasil
  • Relaciones Comerciales Mexico Brasil
  • AMERICA CENTRAL
  • america central

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS