Resenha sobre a cidade grega, tendo como base o livro "a cidade na história" de lewis mumford.

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (447 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
A cidade na história – suas origens, transformações e perspectivas. (p. 135 a 176) In.: Mumford, Lewis. Capítulo V – Emergência da Pólis. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


Sobre as idéiascentrais do seguinte texto, podemos comentar a chamada dimensão de aldeia que prevalesceu no desenvolvimento das cidades gregas. Em virtude das cidades helênicas serem constituídas por uma união dealdeias, a união entre essas cidades nunca foi completa, visto que os hábitos de aldeia foram um impecilho à unificação grega e fizeram com que eles procurassem independência entre si, desconfiassem deestrangeiros e do poder centralizado, por mais que a cultura, a língua, os costumes em geral os unissem. Para os gregos, a cidade e o campo jamais foram duas unidades separadas e/ou antagônicas, e simuma unidade entre os helenos. Essa proximidade dos hábitos rurais influenciaram em termos de organização da cidade, na precariedade em termos sanitários, de moradia e planejamento urbano.
Outra idéiapresente no texto é a questão da topografia como determinante na forma das cidades gregas. A geografia grega, por ser extremamente acidentada, tornava várias áreas tão inabordáveis e insulares quantouma ilha. Sítios para construção eram raros e por vezes nessas áreas eram erguidas as construções mais importantes da cidade, ficando as moradias descendo no íngreme terreno. É o que o autor denominade fortaleza dentro da fortaleza, onde as ilhas, que já são cercada de águas – configurando a primeira fortaleza – são ainda recobertas por uma topografia acidentada – onde as montanhas configuram asegunda fortaleza.
Sobre o terceiro ponto central encontrado no texto, pode-se dissertar sobre o que diferenciou a cultura urbana grega de todas as outras: a contribuição dos centros urbanosOlímpia, Delfos e Cós. Essas cidades eram caracterizadas por apresentar cada uma um tipo especializado de cidade, com um tipo diferente de poder de atração para a população das outras cidades gregas,...
tracking img