Responsabilidade social: compete ao terceiro setor?zações do terceiro setor

Páginas: 2 (321 palabras) Publicado: 5 de junio de 2011
Responsabilidade Social: Compete ao Terceiro Setor?
By Diogo Alencastro

Parece impossível considerar a existência de organizações do Terceiro Setor, sem que suas ações estejam comprometidas com aética, com a Responsabilidade Social, se não, vejamos:

O Instituto Ethos define:
“A ética é a base da Responsabilidade Social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não háresponsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmotempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entreação e discurso”

Ora, considerando válida a definição do Instituto Ethos, em relação à responsabilidade social empresarial, não parece crível imaginar, que organizações que compõem o denominadoTerceiro Setor, possam agir de forma diversa da definição apresentada, até porque, agir de forma socialmente responsável, deve ser inerente a qualquer organização que se proponha a atuar com o objetivo desuprir demandas da sociedade, não atendidas por governos ou mesmo pela iniciativa privada.

Não é possível considerar que organizações que recebem recursos públicos (primeiro setor) ou da iniciativaprivada (segundo setor), deixem de recolher tributos, de remunerar seus funcionários, de pagar fornecedores e muito menos, que cometam agressões ao meio ambiente.

Agir com responsabilidade socialdeveria ser pratica corriqueira no dia a dia de todo cidadão, de outra forma, como pensar em desenvolvimento sustentável? Como imaginar algum futuro para as próximas gerações? Somos quem estápreparando o caminho, e este, deve possuir base sólida, construída a partir de premissas como respeito, transparência e ética.

Assim, ante ao exposto, não tenho dúvidas em afirmar que Responsabilidade...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Administração Do Setor Publico
  • Terceira Idade
  • setor cuaternario
  • O terceiro estatuto.
  • Regulação Do Setor Elétrico Brasileiro
  • Vendas Do Setor De Medicina Diagnóstica Deve Crescer 12% Em 2011
  • Proyecto Personas De Terceira Idade
  • Espanhol Terceiro Ano Condicional 2

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS