Resumo. Candido, Antonio. “Cavalgada Ambígua”. In Na Sala De Aula: caDerno De Análise Literária. 3 Ed. São Paulo: Ática, 1989. (Série Fundamentos).

Páginas: 3 (705 palabras) Publicado: 19 de abril de 2012
CANDIDO, Antonio. “Cavalgada Ambígua”. In Na sala de aula: caderno de análise literária. 3 ed. São Paulo: Ática, 1989. (Série Fundamentos).

Neste capítulo do livro Na sala de aula, o autordiscorre sobre o poema Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo – um dos grandes escritores pertencentes à geração ultra-romântica brasileira –, mas especificamente sobre terceira parte do mesmo: “Meusonho”. Narrado no indicativo do presente, o poema foi concebido como uma espécie de diálogo, possui vinte e quatro versos: vinte um na primeira parte: “Eu”, e três na segunda: “ O fantasma”. O “Eu” é oobservador, deseja saber quem é o cavaleiro de seu sonho, aonde ele vai, que sofrimento é este que aparenta. “O fantasma” é o interlocutor, alvo de seus questionamentos, que lhe responde as perguntas,saciando-lhe a curiosidade. Extremamente subjetivo e obscuro, “o sonho”, segundo o autor, se parece mais com um pesadelo; segundo Candido, o poema esta repleto de uma tonalidade noturna, convulsa eopressiva (p.40). Os elementos mencionados são perceptíveis nos questionamentos constantes, e nas repetições de palavras, expressões, e versos. De forma bem reduzida e incompleta, pode-se dizer que opoema possui sete frases interrogativas, a palavra “cavaleiro” aparece sempre na função vocativa, e há referências claras a esta obscuridade tais quais “trevas”, “escura”, “sangue”, “fogo”, “caveira”,“tumba”, dentre outras. Todos os elementos apresentados servem para que o leitor possa sentir o poema, uma vez que todos estão associados a segunda fase do romantismo, que tem por algumas característicaso subjetivismo, e o sentimentalismo. Apesar do peso de todos os itens até aqui apresentados, o elemento constitutivo fundamental do poema é o ritmo, ele é o responsável pela forma geral do poema,além de ser também o seu princípio organizador; no caso de “Meu sonho”, existe a figura rítmica do galope no seu tropel martelado. “A pulsação regular manifesta o caráter implacável da visão e da...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A realidade na sala de aula
  • Sao Paulo
  • Sao Paulo
  • Sao Paulo
  • Sao paulo
  • Canda Paula
  • Bolsa de Valores de Sao Paulo
  • muse de esculturas Sao Paulo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS