Revest test- teste da leitura

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1306 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 17 de febrero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
1. INTRODUÇÃO

A leitura é um complexo fenômeno no qual intervêm diversos factores, alguns dos quais muito específicos, invisíveis aos testes de inteligência geral (Besora, 1988). A percepção é um factor extremamente importante.

o Reversal Test, criado por Edfeldt, demonstra no aluno um estado geral de
indiscriminação perceptiva, detectando possíveis dificuldades com que a criança sepoderá deparar no momento em que inicia ou prossegue a aprendizagem da leitura. O propósito desta prova é apreciar se o aluno possui a maturidade necessária para aprender a ler; desta forma, pode ser considerado um teste de prognóstico, a curto prazo, do êxito da leitura. Os factores aos quais a maturidade está ligada podem sofrer, por volta dos seis anos, importantes alterações em poucos meses (Besora,1988). Assim, o valor preditivo da prova está reduzido a um curto espaço de tempo. O Reversal Test é constituído por 84 itens, cada item tem um par de figuras. Dos 84 pares 42 não são idênticos; destes 42 pares, 20 apresentam uma simetria direitaesquerda (como a simetria existente entre d e b), seis têm uma simetria cima-baixo (como a que existe entre d e q), cinco têm uma simetriadireita-esquerda e cima-baixo (como por exemplo entre d e p). Os 11 pares restantes são totalmente diferentes, não possuindo qualquer simetria.

2. NORMAS DE APLICAÇÃO

Idade

I ~ ,
>

i

A idade escolhida para a amostra foi de 6 anos, todavia o teste pode ser aplicado sempre que se suspeitem falhas perceptivas.

,

Local para aplicação

o local de aplicação. deverá ser um espaço bemiluminado, confortável e isento
de fontes de ruído ou perturbações do exterior. O(s) sujeito(s) deverá estar sentado dispondo de uma superfície plana (uma mesa), onde serão colocados os materiais necessários para a elaboração do exame. Em situações de aplicação colectiva, as secretárias deverão estar alinhadas e as crianças isoladas.

Instruções

o examinador deverá ter protocolos individuais e umcronómetro, assim como dois
lápis e uma borracha para cada criança Antes de iniciar a aplicação do teste, o examinador deverá desenhar no quadro a página de exemplos na mesma ordem apresentada no protocolo. O desenho do ângulo superior direito deverá estar riscado Os protocolos deverão ser colocados nas mesas virados para baixo, não podendo as crianças vira-los antes de ser dada a respectivainstrução O examinador deverá escrever o nome de cada cnança e respectiva data de nascimento (incluindo os meses) em cada protocolo.

/'
\ ': \.

-,
!

c(\
'.

Aplicação.

\.

o examinador deverá esclarecer qualquer dúvida que surja antes de iniciar a
aplicação do teste, tentando empregar frases exactas e simples. O examinador apresentará então a prova do seguinte modo: «Como podem ver,desenhei no quadro alguns quadros com desenhos.» Depois de os apontar, dirá: «Vejam este primeiro quadro [em cima, à esquerda].
)

Estão desenhadas duas figuras. O que vos parece, são exactamente iguais, ou não?». Responde, de seguida, consoante as respostas. Enfatiza então o quadro por debaixo desse e diz: «E estas casas, parecem-vos exactamente iguais, ou não?» Espera novamente as respostas eassegura-se que todos viam que as duas casas eram diferentes. Diz então: «As casa não são iguais porque a chaminé não está do mesmo lado. Como não são iguais, vamos marcar este quadro das casas com uma cruz [em aspa e de forma a ocupar todo o quadro], como está aqui em cima.» Nesta altura aponta para o quadro no ângulo superior direito. «Vejamos agora o quadro seguinte [no meio, à direita]. Estesdesenhos, são exactamente iguais, ou não?» Espera a resposta e diz: «Sim, são exactamente iguais. Portanto deixamos este quadro em branco e passamos ao próximo.» «E este, que vos parece? são iguais as figuras deste quadro? [inferior à esquerda].» Espera a resposta. «Sim, claro que sim. Então que temos que fazer?» Aguarda mais uma vez a resposta. «Muito bem, deixamos o quadro tal como está.» «E...
tracking img