Roteiro serra catarinense

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 23 (5576 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 14 de diciembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE TURISMO E LAZER

Roteiro serra catarinense

Trabalho Interdisciplinar apresentado para avaliação das disciplinas Agência de Viagens e Operadoras, Geografia do Turismo e Transportes e Itinerários Turísticos do Curso de Turismo e Lazer, Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau.1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade analisar toda a estruturação e efetivação de um roteiro turístico. O procedimento de elaboração do roteiro ocorreu durante grande parte do primeiro semestre, através de pesquisas na internet, que foram realizadas as sextas-feiras em laboratório de informática e ainda foram feitas coletadas de informações, através de telefonemas e e-mails, comreceptivos locais, dos destinos direcionados a escolha, nos quais haviam três opções de rota. Assim foram obtidos subsídios suficientes para preparação de uma proposta de viagem com um roteiro específico a ser seguido.
A vivência do roteiro aconteceu pelos acadêmicos do primeiro, terceiro e quinto semestres do curso durante os dias 14 e 15 de maio de 2010, qual teve a temática e destinosrespectivamente escolhidos por critérios avaliados pelos professores envolvidos: Serra Catarinense nos municípios de Urubici e São Joaquim.
A viagem e roteiro em questão fazem parte de um trabalho interdisciplinar da graduação em Turismo e Lazer da Universidade Regional de Blumenau – FURB, que integraliza duas disciplinas: Agências de Viagens e Operadoras e Transportes e Itinerários Turísticos, trabalhoeste que, torna toda a parte teórica em experiência prática, diretamente ligada ao trade turístico estudado, exigindo planejamento, execução e pós- venda.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

Como planejar e operacionalizar uma viagem turística?

1.2 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo geral:

Compreender o processo da elaboração de uma viagem turística, desde o seu planejamento, à suaexecução e ao pós- venda.

1.3.2 Objetivos específicos:

a) Analisar a atuação de uma agência de viagem e o procedimento de elaboração e execução de uma viagem turística – roteiro;
b) Identificar as características e atrativos turísticos do destino Serra Catarinense – Urubici e São Joaquim;
c) Verificar a opinião dos alunos que participarão do desenvolvimento e execução da viagem;1.3 METODOLOGIA DA PESQUISA

1.4.1 Quanto aos objetivos:
A modalidade adotada para os objetivos foi a exploratória. Cervo e Bervian (1996, p.49), nos levam a crer que a pesquisa exploratória é uma forma de pesquisa descritiva e afirmam claramente a relação existente entre figuras da construção de hipóteses no estudo exploratório, ao citar:

O estudo exploratório [...]é normalmente o passo inicial no processo de pesquisa pela experiência e auxílio que traz na formulação de hipóteses significativas para posteriores pesquisas. Os estudos exploratórios não elaboram hipóteses a serem testadas no trabalho, restringindo-se a definir objetivos e buscar maiores informações sobre determinado assunto de estudo.
1.4.2 Quanto aos procedimentos:
Os procedimentos adotadosforam tidos como Visita in loco e ainda obteve-se suporte bibliográfico de algumas obras que deram fundamento e sustentação, autores como: XXXX, fazem parte deste grupo.
1.4.3 Quanto à abordagem do problema:
Para responder aos questionamentos e atender o objetivo deste estudo, adotou-se como método a Pesquisa Qualitativa. Conforme Flick (2009, p.37) “a pesquisa qualitativa dirige-se à analisede casos concretos em suas peculiaridades locais e temporais, partindo das expressões e atividades das pessoas em seus contextos locais.” Os critérios centrais da pesquisa qualitativa consistem mais em determinar se as descobertas que estão embasadas no material empírico.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 AGÊNCIAS DE VIAGENS
O Turismo é compreendido e interpretado de muitas formas por diferentes...
tracking img