Santa Tereza - Elementos Condicionantes Do Sitio

Páginas: 12 (2817 palabras) Publicado: 10 de octubre de 2011
INTRODUÇÃO
O Bairro Santa Tereza, está situado na região leste da cidade de Belo Horizonte. Com seus 113 anos, é considerado o bairro mais tradicional de Minas, por manter seus costumes e história. O bairro foi projetado com ruas traçadas, que receberam nomes de minerais. Com o auxilio de reportagens, teses, relatos de acontecimentos, livros, matérias publicadas e entrevistas foi possível reuniras ferramentas mais importantes e, sobretudo, eficazes para o desenvolvimento desta pesquisa. Servirão de diretrizes para o estudo em questão, os elementos condicionantes do sítio (ECS), como a topografia, os cursos d’água e os elementos marcantes.A partir dos ECS, foram feitas análises e encontradas as relações dos mesmo com as tipologias de ocupação, os espaços públicos e privados, construídose não-construídos.Os resultados desta análise foram comparados com a as características que definem a imagem urbana e o caráter de apropriação dentro do bairro, principalmente por crianças.

ÁREA DE ESTUDO
Localizado na regional leste de Belo Horizonte, o bairro Santa Tereza possui população de 15.526 habitantes (IBGE, 2010). O bairro Santa Tereza, é resguardado pela ADE(Área de DiretrizesEspeciais) conforme lei 7166/96 do Plano Diretor da Cidade de Belo Horizonte:
Capítulo IV – Da regulamentação da ADE de Santa Tereza
Seção I
Das Disposições Gerais
Art. 100 – A ADE de Santa Tereza é definida pela Lei 7166/96 como área que, em função das características ambientais e da ocupação histórico-cultural. Demanda a adoção de medidas especiais para proteger e manter o uso predominantementeresidencial.

|
A plataforma geológica circunscrita nos limites políticos do bairro apresenta-se na forma de uma elevação de terra com declividade considerável. Na porção central, relevo mais plano, acentuando-se conforme se aproxima das extremidades. Possui vários cursos d’água, com destaque para dois deles: Ribeirão Arrudas, que delineia o bairro pelos lados sul, leste e parte do oeste.Eo Ribeirão da Mata, que define a região limítrofe ao norte.Devido essa disposição destes dois elementos condicionantes o bairro não se tornou um local de passagem, garantindo sua identidade.
JUSTIFICATIVA
O principal ponto que nos chamou atenção para estudarmos um pouco mais sobre o Bairro de Santa Tereza, é o fato que ele sobreviveu todos esses 113 anos sem perder sua riqueza, o tradicionalismoe o seu encanto boêmio, mesmo com todas essas mudanças temporais, na arte, história e cultura.
Esta pesquisa busca compreender a partir da observação dos elementos condicionantes do sitio, a sua relação com todos os aspectos abordados, como a definição da imagem urbana do bairro, a forma como se dá sua apropriação e as relações entre os espaços públicos e privados, construídos e não construídos.OBJETIVO
O objetivo desta pesquisa é mostrar, partindo do ponto de vista preestabelecido pelos ECS, como é importante definir uma trajetória de ocupação e disposição dos elementos no bairro que vão além da simples ocupação territorial.
Compreender a historia, o desenvolvimento, a criação e o que o bairro se tornou nos dias de hoje, e o que ele representa para seus moradores.

METODOLOGIAForam feitos levantamentos bibliográficos, em teses e dissertações, sites oficiais, artigos, entrevistas informais. As principais bases foram os esclarecimentos em sala e a observação in loco, que proporcionou um melhor entendimento e vivencia do espaço em estudo.
Nas entrevistas informais, foram abordados assuntos, relativos aos principais pontos desta pesquisa.
Essa metodologia usadapossibilitou compreender de forma dinâmica a relação dos ECS com a imagem urbana e a apropriação dos espaços no bairro.

OS ELEMENTOS CONDICIONANTES DO SÍTIO (ECS)
Para a compreensão da relação entre os ECS, a imagem urbana e a apropriação se fazem necessário o entendimento de alguns conceitos e pontos de vista utilizados no desenvolvimento deste trabalho.
Entende-se que os ECS são o principio...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El Do Y Sus Elementos
  • santa tereza Benedicta de la Cruz
  • Theotonio do santos
  • Elemento Humano DO
  • Elementos Que Han Condicionado Mi Practica Docente
  • Sitio y posicion de la provincia de santa cruz
  • elementos todos santos
  • Santa tereza del niño jesus

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS