“Sentimento de semelhança”: poéticas visuais de interconexões em arte e matemática.

Páginas: 8 (1766 palabras) Publicado: 7 de enero de 2011
“SENTIMENTO DE SEMELHANÇA”: POÉTICAS VISUAIS DE INTERCONEXÕES EM ARTE E MATEMÁTICA.
Márcia de Nazaré Jares Alves Chaves
Renato Borges Guerra
RESUMO
O presente artigo constitui parte de nossa pesquisa de mestrado que teve como objeto de análise desenvolver um sentimento matemático de semelhança por meio do fazer artístico emalunos de 8ª série do ensino fundamental. Apoiado nos pressupostos da teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, é desenvolvido e analisado uma experiência piloto de uma seqüência didática, envolvendo fazeres da arte que comungam os conceitos artísticos e matemáticos de semelhança. O estudo revela que, embora a matemática seja considerada no domínio inteligível, a razão e a arte no domínio sensível, aemoção, mostram-se, por vezes, inseparáveis para construção do sentimento de semelhança matemático como desejado.

Palavras-Chave: Semelhança Matemática; Ensino de arte; Campos Conceituais.

1- INTRODUÇÃO:
Historicamente podemos verificar as estreitas fronteiras entre a arte e a matemática, desde os primeiros registros históricos que temos de ambas. Constata-se que sempre estiveramintimamente ligadas, desde as civilizações mais antigas e são muitos os exemplos de sua interação. Estes campos de conhecimento sempre estiveram intimamente ligados, haja vista que a maioria dos conceitos matemáticos foi criada a partir de percepções intuitivas, em íntima relação com objetos materiais e com figuras geométricas, à similaridade do que ocorreu com as artes.

Essa relação entre a arte e amatemática foi um dos fatores que nos motivou a escolha desse tema. Outro fator relevante foi termos verificado por meio de pesquisadores em Educação Matemática as dificuldades no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos e especificamente sobre o ensino de semelhança matemática, como Sanches (1991), Charalambos (1991), Haruna (2000) e Maciel (2004) que relata,
“A maneira como se temensinado semelhança de figuras planas e a forma como essa propriedade vem sendo apresentada nos livros didáticos pode proporcionar aos alunos a aquisição de uma concepção limitada do conceito. Diante do estudo realizado, percebemos que os conceitos de proporção, propriedades de figuras geométricas, homotétia, ampliação, redução e semelhança quando trabalhados são, em alguns casos, de maneira estanque,sem que se realize atividades que promovam a percepção, por parte do aluno, de relações entre esses conceitos (...)” MACIEL 2004, p.70).

Brito e Morey (2004), também constataram que as dificuldades dos professores em trigonometria estavam relacionadas a conceitos geométricos tais como simetria e semelhança.
“Como havíamos pressuposto, alguns professores desconheciam os movimentos de simetriae a composição dos mesmos. Quanto ao conceito de semelhança, observamos que todos os professores de nossa amostra só haviam trabalhado, até então, com semelhança de triângulos; sete acreditavam que a proporcionalidade dos lados homólogos de figuras semelhantes garantiria a congruência dos ângulos correspondentes e cinco deles utilizavam o processo aditivo para construir figurassemelhantes,repetindo um procedimento já constatado em pesquisas anteriores” (SANCHEZ1991).
A partir desse contexto, julgamos importante trabalhar os distintos aspectos do conceito de semelhança, evidenciar as relações de aprendizagem entre os conteúdos matemáticos e artísticos contribuindo, desse modo, com o ensino dessas duas áreas, já que
“A arte desenvolve a cognição, a capacidade de aprender. A arte leva osindivíduos a comparar coisas, a passar do estado das idéias para o estado da comunicação, a formular conceitos e a descobrir como se comunicam esses conceitos. Todo esse processo faz com que o aluno seja capaz de ler e analisar o mundo em que vive, e dar respostas mais inventivas”.
Assim com o propósito de evidenciar as relações de aprendizagem entre os conteúdos matemáticos e artísticos,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Arte poetica
  • Arte Poética
  • Ensayo sobre Arte Poética
  • Reseña el arte poetica
  • Aristoteles arte poetica
  • Poemas "Arte Poetico" Y "El Llamado"
  • Arte poética huidobro
  • El arte poética de Aristóteles

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS