Ser Ou Não Ser Estratégico

Páginas: 5 (1167 palabras) Publicado: 4 de junio de 2012
SER OU NÃO SER ESTRATÉGICO. EIS A QUESTÃO!

Leia esta história e veja por si mesmo.

O Conselheiro e o Remador

Era uma vez dois amigos que foram criados juntos. Aprenderam a engatinhar, nadavam no rio, brincavam e faziam tudo que todos os meninos pequenos fazem juntos. Com o tempo foram se distanciando, como acontece com todos os bons amigos ao saírem para a vida.

O primeiro conseguiudescobrir prazer em aprender. Assim investia boa parte do seu tempo nessa atividade. Nos estudos e em qualquer outra coisa que se determinava aprender.

Nas horas em que concentrar-se não parecia ser muito fácil, usava uma frase para se manter atento e no caminho certo: Se isto faz parte da minha vida, eu a farei muito bem-feito. Fixava-se nos seus propósitos fazendo, primeiro, o que erapreciso, para depois fazer o que queria. Assim, era comum triunfar nos exames. Quer seja da escola ou da vida profissional.

O outro resolveu que não era preciso dedicar-se com tanto cuidado. Na escola passava, mas estudava pouco. Obedecia sempre sua voz interior. Fazia primeiro tudo o que queria e, depois, no pouco tempo que lhe sobrava, atropelava-se para fazer o que era preciso. Nos exames, nãotinha lá tanto sucesso. Não conseguia vencer seu impulso de atender, primeiro o que o desejo pedia.

O reinado abriu concurso para prestadores de serviço ao rei. Os dois amigos passaram. A sorte maior apareceu para o primeiro. Foi contratado como conselheiro do rei. O outro conseguiu serviço como remador no navio da realeza.

Um dia, o rei e todos os conselheiros reais embarcaram para um viagem nomar. Falavam de negócios enquanto aproveitavam a brisa que soprava do mar. Mais próximo da popa, os remadores suavam para fazer o navio seguir adiante.

O remador, vendo o seu amigo de infância bem à vontade em companhia do rei, ficou abalado.

- Olha só aquele preguiçoso, deitado na sombra, enquanto eu aqui derretendo neste calor infernal, disse para si mesmo enquanto continuava a remar.– Por que ele tem o direito de estar lá, e eu não? Afinal, não somos filhos de Deus?

Quanto mais pensava mais furioso ficava. Já anoitecia e o remador não se conteve e começou a resmungar para outro amigo remador que estava ao seu lado.

- Olhe aqueles inúteis. Intitulam-se conselheiros estratégicos, mas só ficam à toa, jogando conversa fora. Por que é que nós temos que suar tantopara puxar a carcaça deles contra a maré? Isto não é justo! Eles deviam estar aqui, remando também. Afinal, não somos filhos de Deus?

Naquela noite, ancoraram para pernoitar. O remador foi acordado no meio da noite, por uma mão que lhe sacudia. Era o rei em pessoa.

- Há um barulho esquisito vindo daquela direção, disse apontando para a terra. Não consigo dormir, imaginando o que seja. Porfavor, vá lá e descubra.

O remador pulou do navio e subiu para o alto de um morro. Voltou pouco depois.

- Não é nada, majestade, disse – Alguns lenhadores estão cortando árvores, por isso tanto barulho na floresta. – Ah sim, disse o rei – Quantos lenhadores?

O remador não tinha se dado ao trabalho de olhar com mais cuidado. Correu de novo morro acima e voltou.

- Vinte e um,majestade, disse – E que tipo de árvore estão cortando?, perguntou o rei.

Isso o remador também não tinha reparado. Voltou lá.

- Pinheiro majestade, disse o remador. – Por que estão cortando as árvores? perguntou o rei.

O remador correu para lá mais uma vez.

- Para vender, disse o remador. – Ah, e quem é o dono das árvores?, perguntou o rei.

Mais uma vez o remador sobe o morro.- Disseram que é um homem muito rico, majestade, disse o remador, praticamente sem fôlego. – Está bem – disse o rei – Venha comigo.

Foram até a proa do navio e o rei acordou o amigo de infância do remador.

- Há um barulho esquisito lá em cima daquele morro – disse-lhe o rei - vá lá e descubra o que é.

O conselheiro desapareceu rumo a terra e voltou pouco depois.

- É uma...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • En el mundo de los negocios internacionales ser estratégico es una obligación para ser y mantenerse competitivo
  • Ser ser como ser
  • Ser O No Ser
  • ser o no ser
  • ser o no ser
  • Ser o no ser...
  • ser o no ser
  • ser o no ser

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS