Six sigma

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 10 (2389 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
1 INTRODUÇÃO





Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (Kotler, 2000, p.30).






A satisfação de clientes e consumidores é o melhor reconhecimento que uma empresa recebe ao efetuarum correto lançamento de produto. O mercado sinaliza uma necessidade ou um anseio, e a empresa que diagnosticar e atender a esse pedido primeiro leva vantagem sobre seus concorrentes.


Atualmente, todas as organizações procuram meios de se tornarem ágeis, pois quando o mercado clama por um produto ou serviço, ele o faz para você e seus concorrentes.


Mas como acertareste diagnóstico de um novo produto?


Como conseqüência da globalização, hoje temos uma oferta mundial de produtos e serviços em um mercado com demanda regional.


O fator distância simplesmente deixou de ter importância na oferta de produtos. Dessa maneira, ao perceber um anseio do mercado onde você atua, também percebe um pronto atendimento de um concorrente, atéentão desconhecido, que veio do outro lado do mundo, de maneira tão rápida e eficaz que não lhe permitiu esboçar a mínima reação.


Para sobreviverem, as empresas precisam conseguir antecipar e acertar os desejos dos consumidores, e tentar prever seu comportamento futuro, conseguindo assim, localizar e explorar uma força de consumo em potencial que está momentaneamente inativa, a qualdenominamos de mercado latente. Conforme cita LAS CASAS (2000, p.42): “torna-se mais fácil trabalhar o mercado, uma vez que se onde chegar mais próximo aos desejos e necessidades dos consumidores”.


Atualmente existem algumas ferramentas que podem auxiliar na identificação de mercados latentes para um determinado produto. A maior mudança foi justamente no Marketing e Vendas. O poder dedecisão mudou das mãos das empresas para as mãos dos clientes.


Conforme conceituação de KOTLER (1973, p.42-4) a demanda latente é verificada quando “muitos consumidores podem compartilhar uma forte necessidade que nenhum produto disponível no mercado é capaz de satisfazer.”


Segundo WELCH (1996, p.29), com seus 6 principais fundamentos:


. encare a realidadecomo ela é, não como você desejaria que fosse;


. seja compreensivo com todos;


. não gerencie, lidere!;


. não tenha medo de mudanças;


. só entre numa competição quando estiver certo de que vale a pena competir;


. e procure controlar o seu destino, antes que alguém o faça!;





Conforme os pressupostos acima existem alguns mais relevantes que outros, ou seja,Não gerencie, lidere! mas sempre com informações onde o resultado será entrar em uma competição quando estiver certo que esta trará benefícios para a empresa.


A proposta deste trabalho é comprovar através de estudo exploratório, levantamento conceitual e estudo de caso, que a metodologia Seis Sigma pode ser uma ferramenta de auxílio nas análises de marketing, possível de seradotada ambientes mutantes e absolutamente competitivos. O segmento a ser estudado será o segmento hospitalar.


Discorre-se sucintamente sobre alguns conceitos teóricos e sobre alguns mecanismos que podem auxiliar e parametrizar os lançamentos de produto neste segmento.


O desenvolvimento deste tema surgiu da necessidade localizada na prática de tangibilizar os resultadosde acerto e seus percentuais com a finalidade de aprovação dos recursos para o lançamento de produtos.


Um novo produto é aquele que é vendido a primeira vez em qualquer mercado, bastando provar a rentabilidade deste lançamento ao longo do tempo e também o acerto exato do desejo do consumidor.


Neste momento o que realiza-se são pesquisas mercadológicas com testes e...
tracking img