Siza

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (484 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 9 de marzo de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
A relação com o lugar
A questão da compreensão do lugar onde cada obra se insere assume um papel de relativa importância na concepção do projecto. A interpretação dos elementos existentes no sítio enas suas imediações próximas, bem como das permanências históricas da arquitectura da região caracterizam um modo de pensar a arquitectura e definem uma atitude de diálogo entre arquitectura epaisagem.
Essa relação entre arquitectura e paisagem torna-se evidente quando se observa a maneira como são tratadas as vinhas, ou os muros de pedra, ou as construções pré-existentes, demonstrando “a suaespecial compreensão da nossa arquitectura, do significado das suas permanências, da sua funcionalidade, da sua estética e da sua escala.” (Sérgio Fernandez in Percursos, p.131.)
Sinal da claracompreensão do lugar e respeito pela pré-existência consolidada é também a maneira como mantém as entradas no terreno, que servem também de mote à forma escolhida do volume novo ao formar um triângulo entresi, hierarquizando-as, de modo que a entrada com mais importância seja a mais próxima do edificado existente e em relação com o percurso mais usado para acesso ao lugar.
A forma como o novo volume,projectado por Siza, se relaciona e se encaixa com a topografia do próprio terreno reflecte, de certa forma, a paisagem vitivinícola do Minho, surgindo no terreno como mais um socalco e fazendo umanotória referência ao lugar.
O uso de materiais como a madeira e a pedra são também evocações às características do lugar e da região, na medida em que são materiais de identidade regional e queconferem uma unidade ao conjunto. Por exemplo, as caixilharias de guilhotina, pintadas de preto e com vidros pequenos “fazem uma directa alusão à arquitectura popular da costa norte do país.” (KennethFrampton in Álvaro Siza: tutte le opere, p.25, tradução livre).
Por outro lado, durante a execução deste projecto, Siza recusou a sugestão do cliente de arrancar as velhas vinhas e substituir por...
tracking img