“Subúrbio” de chico buarque de hollanda: uma análise semiótica

Páginas: 12 (2977 palabras) Publicado: 15 de marzo de 2012
“SUBÚRBIO” DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

ROCHÓLI, Elisangela Aparecida Batarra (UNIFRAN)

RESUMO A letra da música "Subúrbio", do compositor Chico Buarque de Hollanda, constitui o objeto de investigação deste trabalho. Utilizamos a semiótica francesa como arcabouço teórico para desvendar osmecanismos e procedimentos que constroem efeitos de sentido no texto. Interessa-nos particularmente a apreensão de isotopias figurativas e temáticas que nele se tecem. O texto é analisado não só do ponto de vista de sua estruturação interna, mas também de suas relação com o contexto, levando em conta as relações entre enunciador e enunciatário.

RESUMEN La letra de la música “Suburbio" delcompositor Chico Buarque de Hollanda constituí el objeto de investigación de este trabajo. Utilizamos la semiotica francesa como osamenta teórico para desvendar os mecanismos y procedimientos que construyen efectos de sentido en el texto. Interésanos particularmente la aprehensión de isotopias figurativas y temáticas que en elle se tejen. El texto es analizado no solo del punto de vista de suyaestructuración interna, pero también de suyas relaciones con el contexto, levando en consideración las relaciones entre enunciador y enunciatário.


1. Introdução
Quem não gosta de música? Quem não gosta de uma boa música? Com certeza podemos responder em alto e bom som que todos apreciamos uma boa música. E boa música é aquela em que apreendemos significações veladas na harmonia entre letra emelodia. A escolha de uma canção, como objeto de análise desta pesquisa, deve-se justamente à indiscutível importância da música no nosso cotidiano. A MPB configura-se como espaço privilegiado para a leitura e análise da cultura brasileira, quando se constitui como forma de manifestação estética. Dessa forma, pode ser considerada ainda uma poderosa forma de preservação da memória e cultura do nossopaís.
Chico Buarque é uma referência muito importante para aqueles que buscam entender aspectos da cultura brasileira, por meio da canção popular. Ele manipula o plano de expressão verbal e melódico com desenvoltura devido à amplidão de suas referências culturais.
Para analisar Subúrbio elegemos, como quadro analítico, a teoria semiótica greimasiana que estabelece um procedimento metodológico deanálise bastante coerente, possibilitando-nos a apreensão de efeitos de sentido dos textos com base na descrição de seus mecanismos internos Devemos, observar, no entanto, que nossa análise se restringirá à letra da música, pois interessa-nos o plano de conteúdo que se veicula por meio do texto verbal.
Sabe-se que todo texto alia um plano de conteúdo veiculado por meio de um plano deexpressão. No caso da música popular, esse plano de expressão é melódico, ou seja, a música popular é um texto sincrético em que tanto o conteúdo quanto a expressão supõem, cada qual, relação interna entre os elementos que o constituem como um todo de sentido. A análise semiótica que se volta para esse aspecto do texto denomina-se análise estrutural. O texto deve ser considerado também na situação decomunicação, o que supõe que ele deve ser visto como um enunciado que se relaciona com uma enunciação. A enunciação que está pressuposta ao enunciado compreende um “sujeito do dizer” que se biparte entre enunciador – simulacro do autor que se implícita ou explicita no texto – e enunciatário – simulacro do leitor, que também pode estar implícito ou explícito na manifestação textual.
A semióticaparte do princípio de que os textos possuem uma estrutura lógica subjacente geral. Assim apesar de possuírem estruturas superficiais específicas, eles possuem esquemas de organização interna comuns. Ao identificar tais elementos comuns entre os textos, a semiótica cria um procedimento metodológico que pode ser aplicado a qualquer texto, voltando-se para o modo como o texto constrói aquilo que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Chico Buarque
  • Chico buarque
  • DECLARACIONES DE CHICO BUARQUE
  • Chico buarque construccion
  • La Respuesta De Cristov O Chico Buarque
  • Biografia chico buarque
  • Analise de uma noticia politica sob a ótica de um artigo
  • Holland

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS