Supply chain

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1859 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 15 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Supply Chain

Uma empresa, actualmente, é vista como uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho económico (Peter Drucker, 2002).
Com a evolução dos mercados e com as mudanças que ocorrem quase todos os dias no mercado económico e financeiro, qualquer que seja a empresa, necessita de criar sistemas que lhepermitam sobreviver. Pode passar por, ser pró-activa no desenvolvimento de novos produtos, ou pela incrementação na sua gestão de conceitos de pioneirismo na forma de armazenar os seus produtos, de os transportar ou distribuir.
Poderíamos considerar, portanto, que uma boa gestão logística seria o elemento chave para uma boa estratégia competitiva empresarial. Contudo, hoje a logística apesar deser um ponto importante da cadeia produtiva integrada, é visto não só como algo importante por si só, mas como um ponto que se encontra intimamente em sintonia com a gestão eficaz da cadeia de abastecimento (Supply Chain Management).
            A procura por parte das empresas de novas fórmulas de crescimento num ambiente globalizado e extremamente competitivo exige que rapidamente as empresastrabalhem para identificar, implementar e sustentar as suas vantagens competitivas. Tais vantagens necessitam de ser consolidadas ao longo do percurso empresarial e é muito importante que toda a empresa efectue mais prontamente possível uma auto-avaliação do seu valor e entenda o melhor possível a extensão concorrencial em que se insere. Quando é abordada, nomeadamente, a cadeia de abastecimento(CA) de uma empresa, é aconselhável que os seus administradores entendam quais são as vantagens e desvantagens que a cadeia tem, pois, dessa forma será mais fácil a qualquer empresa chegar ao ponto mais eficiente possível no mercado em que se insere.  

O que é a Supply Chain ?
         
Uma cadeia de abastecimento é designada, na sua forma mais elementar, como um sistema de organizações,pessoas, tecnologia, actividades, informações e recursos envolvidos na movimentação de um produto ou serviço do fornecedor ao cliente.
(Shapiro, 2001)
Quando meditamos na importância de uma eficiente e eficaz Gestão da Cadeia de Abastecimento (SCM), é-nos imediatamente afigurado de que se trata de uma ferramenta promissora para qualquer empresa que vise obter vantagens competitivas deforma objectiva.
É de grande importância referir que antes mesmo de observarmos e optimizarmos a CA numa empresa, esta já deve ter definido previamente as suas estratégias competitivas e funcionais de acordo com seu posicionamento. E que posteriormente a isso estar concluído, de entre as muitas preocupações empresariais dos CEO’s, estes deverão ter, agora, em atenção relativamente à CA ao tipode ligações que mantêm com os seus fornecedores, mas também com os seus clientes, dentro das cadeias produtivas nas quais se encontram.

Depois de realizado o enquadramento empresarial da CA no percurso de uma empresa, podemos progredir para o propósito de uma boa gestão da cadeia de abastecimentos. Esta indica-nos que existe uma mudança no paradigma que envolve a competitividade, uma vezque com ela se considera que a competição no mercado ocorre, no nível das cadeias produtivas e não somente no nível das unidades de negócios, como estabelece a administração tradicional.
A preocupação empresarial que existe actualmente em prole da Cadeia de Abastecimento é devido sobretudo à importância que cada elemento da unidade virtual do negócio deve ter diante do consumidor final ecom o desempenho da cadeia produtiva como um todo. Devido a tais preocupações, houve como consequência a necessidade de uma gestão integrada da cadeia produtiva, requerendo um estreitamento nas relações e a criação conjunta de competências distintas pelas unidades da mesma. Contudo, é importante também referir que foi através da integração produtiva, que houve a possibilidade de desenvolver...
tracking img