São Bernardo

Páginas: 3 (677 palabras) Publicado: 24 de mayo de 2012
As consequências da infância de Paulo Honório.
Na obra São Bernardo de Graciliano Ramos, a personagem Paulo Honório, órfão e pobre na infância, conquista as terras de São Bernardo, casa- se com aprofessora Madalena e toma posse de todos os seus funcionários, tratando- os de maneira desumana. Porém, um triste sentimento que vem desde os primeiros dias de vida, acentua- se com o suicídio deMadalena e ao ver aos poucos desabando todas as suas fracas relações de amizade, baseadas em grande parte pelo interesse. A solidão, o egoísmo e a desprezo dessa personagem ficam ainda mais visíveis noúltimo capítulo da obra.
Paulo Honório começa a experimentar a solidão desde o seu nascimento, sendo órfão de mãe e pai, não teve essa ligação essencial para desenvolvimento de qualquer criança. Tem comomãe adotiva a velha Margarida, que é o seu único referencial materno e, por isso, por quem ele demonstra atenção. Sabemos também que ele não demonstra preocupação pela situação em que as pessoas seencontram e chegou ao ponto de cometer crimes, como esfaquear João Fagundes e matar (ou mandar matar) Mendonça.
Trazendo essa realidade para os dias atuais, percebe-se que a solidão é um sentimentoque está em crescimento devido ao distanciamento das relações interpessoais, do abandono e da falta de atenção que recebemos perante a sociedade que está, a cada dia, mais egoísta. Também percebemosque quando criança esses fatos influenciam na personalidade de maneira direta. Isso está gerando o isolamento das pessoas e ações inconsequentes. Ao comparar a obra e os acontecimentos atuais, podemosver que a solidão na infância de Paulo Honório pode ser a causa de alguns erros cometidos por ele na vida adulta e também o desenvolvimento de outros sentimentos que o tornaram ainda mais solitário.Já adulto e com São Bernardo, Paulo Honório continua sem manter relações de amizades saudáveis. Com os seus funcionários, não existia a mínima atenção, serviam só como bichos, como ele descreve :...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Bernardo
  • Bernarda
  • bernarda
  • Bernardo
  • Bernardo O
  • Bernardo O
  • Bernardo O
  • Bernardo O

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS