Tais

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 26 (6344 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 16 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
I - FATORES CONDICIONADORES DO CRESCIMENTO VEGETAL RELACIONADOS AO SOLO
Diferenças entre:

MORFOLOGIA (Morfos, forma, caracterização física)
GÊNESE (origem)
EDAFOLOLOGIA (Estudo ou Ciência do Estudo do solo, sob todos os aspectos: Gênese, Morfologia, Classificação, evolução e Fertilidade. O Estudo da Fertilidade do Solo por sua vez, é a parte da Edafologiaque estuda física, química e biologicamente o solo sob o ponto de vista de seu uso agrícola. Edafos, vem de solo, “logia” quer dizer estudo.

1) INTRODUÇÃO

Um solo fértil deve ter boas propriedades físicas e ser capaz de fornecer em quantidades suficientes, e sem presença de nutrientes tóxicos, os nutrientes que a planta precisa, de modo equilibrado.
No conceito de SOLO FERTIL, não se levaem consideração as condições climáticas, que podem ser limitantes. Em solos muito frias, por exemplo, mesmo que tivéssemos um SOLO FÉRTIL este poderia não ser produtivo. Então:

SOLO PRODUTIVO: é aquele que sendo fértil, está localizado em uma região geográfica, cujas condições climáticas são propícias ao desenvolvimento dos cultivos agrícolas.
SOLO FÉRTIL: Do ponto de vista químico seria todoaquele que possui todos os nutrientes essenciais à vida das plantas em quantidades suficientes e convenientemente balanceadas, além disso, tem que estar livre de elementos tóxicos às plantas ou em quantidades tão pequenas que não possam causar problemas às plantas.
Conclusões:
- Nem todo solo fértil é produtivo
- Todo solo fértil é potencialmente produtivo
- Todo solo produtivo é fértil.O Estudo da fertilidade dos solos estuda, então, as condicionantes que influem no crescimento vegetal que estão relacionados ao solo propriamente dito, no entanto considerando de igual maneira, os dois conceitos: solo fértil e solo produtivo.

2 – FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO DAS PLANTAS

3) Fatores intrínsecos e extrinsecos– são relacionados diretamente com a planta,por exemplo os fatores genéticos (característicos da própria planta). Por exemplo a resposta de uma variedade de milho pode não ser a mesma se comparada com outra variedade ou híbrido. Os fatores extrínsicos são os externos, que podem ou não estar sob o nosso domínio. O fator climático é o de maior preponderância, pois nossa influência é muito pequena sobre ele. Outro exemplo: geralmente atemperatura para que ocorra o processo de germinação não deve ser nunca inferior a 6º C.

3 – FATORES AMBIENTAIS
a) Temperatura: tem muita influência no desenvolvimento das plantas. Até mesmo diferenças entre temperatura diurna e noturna são muito import6antes. Pois a planta obtém eneergia através da oxidação do processo fotossintetizante. A fotossíntese ocorre so durante o dia e a respiração duranteàs 24 horas do dia.
Por exemplo, em temperaturas muito elevadas temos baixa produção, o que obriga a planta a consumir maiores quantidades de suas reservas no processo da transpiração. A temperatura influencia diretamente o fluxo da transpiração.
4) Umidade: a planta retira água do solo, e na saída da água do solo esta depende da umidade do solo a qual depende das condições climáticas como umtodo. A água perfaz do total da planta um total de 70 a 90%. Apenas 10 a 30% do vegetal é consituído de matéria seca (M.S.).A primeira utilidade da água é na FOTOSSÍNTESE, CO2 do ar + H20 do solo são usados para produzir açúcar (energia) para a planta. A Água é importante também na translocação dos nutrientes pela planta, da raiz e aos demais órgãos. Ela participa em pequenas quantidades nas reaçõesde Fotossíntese. No enbtanto, para a produção de 1Kg de grãos, a planta poderá retirar até 700 kg de água. Todos os processwos fisiológicos estão na dependência do fluxo de água e no deslocamento dos nutrientes do solo. Os nutrientes chegam às plantas através de uma ação vegetativa da planta que ocorre no solo, pela ação das raízes. A redução da umidade pode comprometer a absorção de nutrientes...
tracking img