Tarefinhas

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1244 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 23 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Faculdade Teológica Sul Americana.
Aluno: Jésio Costa Araújo.
Professor: Jorge Henrique Barro.
Disciplina: Teologia Bíblica do Ministério Pastoral.

Filosofia Bíblica de Ministério.

* Introdução:

A importância de se construir uma filosofia bíblica de ministério se dá ao fato das pressões, cobranças e situações em que nós, ministros do evangelho, estamos expostos devido a umaprofunda herança colonialista, crises econômicas e políticas que acabam influenciando nossas decisões, ações e até mesmo nossa essência ministerial.
De fato, somos seres humanos suscetíveis ao que os outros pensam de nós, temos um desejo enorme de aprovação e aceitação da comunidade interna e externa.
A filosofia bíblica de ministério deve buscar na palavra de Deus os valores e exemplos que nortearãominhas ações, prioridades e campo de trabalho. Ajudará-me a definir minha missão e redirecionar meus alvos e intenções na obra do reino de Deus. É necessária a compreensão de que ela é mutável em alguns aspectos por causa do campo de atuação, situações específicas e com certeza nunca será algo pronto e acabado. Até mesmo a mudança, a flexibilidade e o gloso de definições outrora não abarcadas,demonstrará maturidade ministerial e crescimento cristão.

1. Deus e as escrituras.

Minha F.B.M. tem sua origem em Deus. Um Deus criador que ama tudo o que trouxe a existência e se revela de vários modos: pela criação (natureza), pela palavra revelada e principalmente pelas escrituras. Portanto o conteúdo da minha F.B.M. tem que partir da revelação divina em relação ao ser humano caído, suasações, sua vontade e seus interesses, não o meu interesse ou de outros.
Para isso se faz necessário um profundo e constante conhecimento da bíblia em seus mais variados temas sistemáticos, como: criação, Deus, pecado, salvação, Cristo, igreja, Espírito Santo e restauração do sistema.
O conhecimento a respeito de Deus, Cristo e do Espírito Santo lançará bases para todo e qualquer ministériocristão.

2. Reino de Deus.

Uma boa preocupação do que é o Reino de Deus me dá a chance de não apenas exercer meu ministério dentro da igreja, pois o Reino de Deus vai além desta, assim sou um ministro do Reino e não só dentro da Igreja.
O nome de Deus é glorificado em todo o seu Reino e não somente na instituição. A igreja é uma serva do reino, um braço dele.

3. Compreensão da Igreja eseu papel.

Todos os cristãos, de todos os lugares e denominações, têm uma responsabilidade, ser representantes da mensagem de boas novas, da mensagem que traz vida, liberdade, amor e o conhecimento de Deus a todos os homens.
Esta mensagem não deve ser apenas falada entre nós, mas a todos os povos de maneira encarnada, por obras e em amor, independente dos resultados da aceitação dos ouvintes esocorridos.
A igreja tem sua missão interna: capacitar e treinar seus membros, propiciar uma base para comunhão e crescimento espiritual, emocional, restauração humana completa na família e sociedade sendo esta sua missão externa. Não há limites na ação e campo de trabalho da igreja de Cristo.

4. Líder cristão

Além de um profundo conhecimento da bíblia, eu, como líder cristão, tereisempre que buscar em Jesus e seu ministério, os ingredientes e valores para minha conduta e ação.
Ele deve ser o modelo maior que lançará luzes a minha forma de agir, pensar e responder a minha missão pastoral.

5. Desenvolvimento humano e capacitação.

Tenho por certo que para alcançar o ser humano, que é o alvo do amor de Deus, faz-se necessário também conhecer a fundo o “lado oposto damoeda”, ou seja, conhecer o homem, seu bios, seu psicológico, a forma com que se relaciona em sociedade, entender suas crises existenciais, políticas e econômicas, pois só assim o ministério terá mais chances de eficácia e alcance do ser humano, lidando de forma mais inclusiva.
Conhecer o ser humano e suas aptidões é importante a compreensão do papel do ministro em capacitá-lo no desenvolvimento...
tracking img