Tecnologia carne bovinos

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 31 (7684 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 4 de febrero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação


André Silva
Liliana Pinto
Maria Inês Matos
Osvaldo Carvalhosa

Janeiro de 2010

Índice

1. Breve introdução 2
2. Importância da gestão da informação e comunicação no âmbito da HST 4
3. Objectivo do trabalho 6
4. Descrição da empresa e enquadramento do trabalho 6
5. Levantamento dos meios de comunicação e informação existentes 76. Levantamento das informações, dados registados e meios de recolha de dados existentes no âmbito da SHST 8
7. Levantamento dos recursos humanos da organização 11
8. Definição das responsabilidades dos recursos humanos no âmbito do fluxo de informação na organização 13
9. Propostas de melhoria 19
10. Conclusão 20
Anexos 21
Anexo 1 - Registo de acidente/incidente/ocorrência perigosa detrabalho 22
Anexo 2 – Registo de acta de reunião 25
Anexo 3 – Registo de medida correctiva/preventiva 26
Anexo 4 - Registo de entrega de EPIs 27
Anexo 5 - Registo de controlo de EPIs 29
Anexo 6 – Registo de reposição de EPIs 30
Anexo 7 – Ficha de intervenção produto 31
Anexo 8 – Normas de sinalética de segurança 32

1. Breve introdução

Assiste-se actualmente ao surgimento de novassituações a que as organizações são forçadas a adaptar-se. Um dos itens que hoje em dia surge com muita frequência na actividade da empresa é a informação. Desta forma a gestão de informação, tanto pelo planeamento do sistema de informação como pelo acompanhamento da sua operação é determinante para a qualidade de resposta da empresa face ao exterior.

O sistema de informação é constituído pelaintegração de recursos humanos equipamento e informação, utiliza hardware, software, procedimentos manuais, modelos de análise e planeamento, modelos de controlo e decisão, e deve disponibilizar o máximo de informação útil à organização. O sistema da organização é responsável pela recolha, tratamento, armazenamento e distribuição da informação relevante para a organização cujo objectivo principal éfacilitar o planeamento, o controle, a coordenação, a análise e a tomada de decisão ou acção numa organização.

Para permitir o funcionamento de um sistema de informação é necessário assegurar a circulação de dados e informação através de procedimentos, técnicas e mecanismos que são normalmente designados por tecnologias de informação. A manipulação da informação é feita com base num conjunto deprocedimentos manuais (feitos pelo homem e em papel) e automáticos. Os procedimentos automáticos são executados por recursos humanos com o auxílio de dispositivos não compreensíveis para o homem. Estes procedimentos asseguram algumas funções de controlo e manipulação de informação de modo autónomo e asseguram também grande parte da operação de cálculo e tratamento de grandes volumes de informação.Para se poder ordenar a manipulação do fluxo de informação por prioridades terá de se proceder a uma divisão do fluxo de informação por níveis atendendo ao seu grau de complexidade.

Dentro de uma organização que tem por base a obtenção e utilização de recursos de forma eficiente, para se atingir os objectivos organizacionais, é necessária informação a três níveis de responsabilidade:estratégico, operacional e táctico. Neste sentido, à medida que descemos na pirâmide hierárquica organizacional a especificidade aumenta, pois é necessário resolver problemas mais específicos de determinada tarefa, enquanto ao nível de topo as preocupações são mais gerais, afectando a generalidade das funções da organização.

A nível estratégico (nível de topo) a informação é bastante elaborada que suportadecisões de longo prazo, orientada para agentes decisores. A informação provém de outros níveis hierárquicos e também de fontes externas.
A nível táctico (nível intermédio) têm lugar as decisões tácticas e que exigem informação pormenorizada, com alguma triagem, havendo responsabilidades na interpretação da informação, que provém de fontes internas e externas e sendo obtida com alguma...
tracking img