Tendencias moda interior hombre

Páginas: 8 (1772 palabras) Publicado: 28 de febrero de 2012
O NOVO UNDERWEAR PARA O NOVO HOMEM



A METAMORFOSE DO HOMEM



Se deixarmos momentaneamente de lado a faixa de consumidores que em termos de Moda pode ser definida de conformista, a evolução da Lingerie tem estado inevitavelmente ligada ao significado do erotismo, tanto para homens como para as mulheres.

Na sensualidade do corpo, na revelação -“mostrar ou esconder?”- (o tule, asrendas, as transparências), o pudor e a sua ausência, a exaltação de pontos de atracão como os seios, desenvolve-se o imaginário do eros feminino que atrai aos homens.

No status social, representado pelos logótipos omnipresentes na roupa interior masculina, que procuram transmitir estilo e posição social através da imagem projectada pelas marcas. O sex-appeal do homem apareceu tradicionalmenteassociado ao poder e influencia, ao reconhecimento social e inclusive económico. Um exemplo da actualidade para o certificar : rica e bela, além de proveniente dum berço aristocrático, Carla Bruni acaba seduzida e à sua vez seduzindo o poderoso Sarkozy, actual Presidente da França.

Deste modo o underwear masculino que não se resignava ao utilitarismo e anonimato, sempre foi mais dependentedo factor marca que o feminino, ao mesmo tempo que a criatividade estilística sempre teve um campo de acção limitado. O underwear que não obedecia a uma certa ortodoxia foi sempre conotado (preconceituosamente) com o terceiro sexo, ou seja, como um produto de nicho, ara minorias.

A esta altura o leitor poderá perguntar-se porque este último paragrafo está conjugado no passado. Quer istodizer que algo mudou?

Dir-se-ia que não, diante da flagrante actualidade de exemplos como o de Carla Bruni e Sarkozy, ou dos preconceitos que encontram-se instalados até nas mentes mais privilegiadas, recordando um artigo do ano passado escrito por quem foi durante muitos anos director do Expresso e fundador do Sol, José António Saraiva, dedicado à depilação masculina definida por ele como “maisum sinal da decadência” (da sociedade actual) pois os homens que cuidam de certos aspectos da sua aparência como o desfazer-se da excessiva pelugem, ou utilizar cosméticos e eliminar as canas tingindo o cabelo, para Saraiva aproximam-se excessivamente dos padrões de beleza que deviam estar reservados exclusivamente a elas.

Todos sabemos que as mudanças não se produzem ao ritmo dum clic,acontecem gradualmente, e estão a acontecer neste momento. Tudo gira em volta da liberdade sexual, social e económica conquistada pela mulher nas ultimas três décadas, e sua consolidação a partir do momento que aqueles jovens da década de ‘60 são os adultos que governam - politicamente, culturalmente e economicamente - o mundo actual.

A plena emancipação da mulher (ocidental) está transformando ohomem. Economicamente independentes, libertas da tradição cultural do passado, as mulheres mandam para a gaveta os tópicos do passado pois também querem (deles) corpos bem cuidados e atraentes e peles suaves, e conferem a mesma importância à atracção física que os homens.

O underwear, como outras áreas do vestuário masculino, torna-se cada vez mais criativo e variado na oferta. O tempo emque um motivo estampado, a utilização dum material diferente ao tradicional ou de cores diferentes das institucionais “negro, azul navy, branco ou cinza mescla”, encaixilhavam o underwear como gay, acabou. Entendamo-nos, a comunidade homossexual tem notoriamente um rendimento disponível acima da media é mais sensível ao apelo da moda e ainda que as principais marcas não o reconheçam tem-nos comoalvos prioritários. Evoluiu o grau de tolerância pelas opções sexuais que cada cidadão é livre de adoptar, e este é visto como um sinal que nos distingue como europeus em termos civilizacionais. Contudo tem existido um esforço das marcas traduzido na comunicação e na publicidade com o fim de romper com os códigos do passado. São os media que criaram o metrossexual, que é um homem insuspeitamente...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Tendencias interiorismo
  • TENDENCIAS DE INTERIORISMO
  • Tendencias De Moda
  • Tendencias de moda
  • Tendencias de moda
  • Tendencias De La Moda
  • Tendencias de moda
  • Tendencias De Moda

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS