Teoria organismica

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 20 (4849 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 11 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
A unidade de referencial adotada inicialmente pelos autores da Gestalt terapia foi a de organismo.

Este termo organismo foi empregado originalmente devido à adoção da Teoria Organísmica do neurofisiologista Kurt Goldstein como modelo de referência teórica para a Gestalt Terapia. Kurt Goldstein era um adepto da Psicologia da Gestalt e, apoiando-se sobre a lei de figura e fundo, descrita poresta escola para explicar os processos de percepção no homem, adota esta noção da percepção como uma dinâmica na formação de figuras e fundos para buscar um modelo referencial adequado para tratar da natureza do homem. A preocupação deste teórico e pesquisador era buscar um modelo holístico que pudesse explicar as mudanças de personalidade apresentadas por pacientes que haviam sofrido lesõescerebrais permanentes. Kurt Goldstein não acreditava na possibilidade de entender estes indivíduos dentro de um ponto de vista que valorizasse apenas as mudanças no ambiente (dados sócio-culturais ou geográficos), nem apenas os aspectos meramente físicos de suas doenças (lesões cerebrais). O que ele verificara é que a personalidade total destes indivíduos mudava em função das lesões sofridas, nãopodendo esta mudança ser entendida apenas como meros reflexos fisicalistas destas lesões.

Na realidade, ao pesquisarmos a obra de Kurt Goldstein mais aprofundadamente, podemos notar o quanto os questionamentos deste autor, relativos à primazia do método experimental nas ciências naturais como o mais adequado para estudar os fenômenos perceptivos do ser humano, foram fundamentais para a construçãoda Teoria da Gestalt terapia. Grande parte das considerações feitas por Kurt Goldstein em seu livro “The Organism”, publicado na década de 50 e recentemente reeditado nos Estados Unidos graças ao esforço do neurofisiologista Oliver Sacks, são transpostas pela Gestalt Terapia para explicar o processo de auto-regulação organísmica do homem de modo abrangente. É importante ressaltar que os estudosefetuados por Kurt Goldstein foram basicamente implementados dentro da área de pesquisas da neurofisiologia dedicada a acompanhar as mudanças que ocorriam em pessoas vítimas de seqüelas produzidas por diversos tipos de lesões cerebrais causadas por ferimentos de guerra. Kurt Goldstein deixa claro em seu livro que acreditava que estes estudos, mesmo que voltados para o entendimento doscomportamentos adaptativos de pacientes lesionados, poderiam ser de grande valia para a compreensão dos processos de funcionamento adaptativos dos indivíduos de um modo geral, não só dos ditos “doentes”. Parece que Fritz Perls realmente acreditou nesta premissa, pois percebemos, claramente, grande parte dos resultados das observações e da teorização decorrentes destas efetuadas por Kurt Goldstein, sendoliteralmente transcritas e adaptadas para explicar a visão de homem global da Gestalt Terapia. Os conceitos básicos desta abordagem, já citados acima, apóiam-se totalmente na visão organísmica de Kurt Goldstein.

Faremos abaixo então uma apresentação das principais premissas apontadas por Kurt Goldstein neste seu livro inicial, onde o mesmo apresenta os esboços da teoria organísmica de sua autoriae depois reafirmados em outra obra sua da década de 60 intitulada “ La Natureza Humana a la Luz de la Psicopatologia” (1961).



1 - A teoria organísmica-holística de Kurt Godstein como parâmetro para a construção de uma teoria da personalidade humana.



O livro “ The Organism” tem como subtítulo no seu original a seguinte frase – “ A Holistic Approach to Biology Derived fromPathological Data in Man”. De saída já podemos fazer dois comentários sobre este sub-título – a evidente preocupação do autor em buscar uma abordagem holística na biologia e a direta conexão com suas pesquisas na área das patologias neurofisiológicas. Creio que este comentário seja extremamente pertinente pois, precisa-se deixar claro que Kurt Goldstein não propunha a se dedicar ao estudo do...
tracking img