Terra sonâmbula- análise psicológica

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 16 (3962 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 5 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Síntese Crítica da Obra
Terra Sonâmbula
de
Mia Couto
(a partir dos modelos construtivistas e sistémicos)

Índice
I. Introdução
II. Análise de “Terra Sonâmbula”
* Resumo geral da obra
* Integração da Perspetiva Construtivista
* Integração da Perspetiva Sistémica
III. Conclusão
IV. Referências Bibliográficas

Introdução
Com este trabalho pretende-serealizar uma síntese crítica da obra “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto com base nos modelos construtivistas e sistémicos. Por esta razão, proceder-se-á a uma análise dos segmentos da narrativa mais importantes afim de se compreender a utilidade destes modelos e, de se conceptualizar a realidade externa e interna das personagens e, consequentemente analisar o modo como cada uma delas se relacionacom os acontecimentos sucedidos na sua vida, nomeadamente a situação de guerra e a perda de alguém.

Análise da Obra
Resumo geral da obra
“Naquele lugar, a guerra tinha morto a estrada” (p.3). É através deste mote que a narrativa de “Terra Sonâmbula” começa e, que as personagens principais começam a revelar-se. O cenário do romance é a guerra civil em Moçambique, que se prolongou desde aindependência, em 1975, até 1992. É através da estrada que são apresentados o velho Tuahir e o jovem Muidinga. Este é um rapaz sem memória em busca da sua identidade que foi recolhido de um campo de refugiados pelo velho e relutante Tuahir. As duas personagens caminham lado a lado com o intuito de fugir do morticínio causado pelas guerrilhas que lhes destruiu a base material de existência e a sua teiade relações familiares e sociais. Grande parte da ação desenrola-se no interior de um autocarro abandonado (machimbombo), incendiado, ainda com corpos carbonizados dentro dele e que serve de abrigo para Tuahir e Muidinga. Quando estão a enterrar os outros corpos, descobrem mais um junto à estrada que tem uma mala, onde são encontrados os cadernos que contam a história de Kindzu, o morto emquestão.
A partir daí acompanha-se duas histórias narradas paralelamente: (1) a referida viagem de Tuahir e Muindinga, escondidos num autocarro incendiado, fugindo da guerra civil devastadora; (2) a partir dos diários encontrados conhecemos o percurso trágico de Kindzu, já morto nessa altura, que partiu em busca dos naparamas (guerreiros tradicionais que combatem os senhores da guerra), após terperdido várias figuras relevantes (e.g, pai, padre, irmão), deixando a sua mãe deprimida e ressentida por ter perdido os restantes elementos da sua família e, o próprio Kindzu representar o único elemento que lhe faz recordar tudo o que perdeu. A postura de Kindzu muda ao conhecer Farida, mulher por quem se apaixona e, a respetiva trajetória de vida. Farida teve um filho (Gaspar) fruto de uma violaçãoe, que lhe foi retirado desde a nascença pela Igreja “como se fosse encomenda de ninguém, um lapso da vida”.
São as histórias dos cadernos de Kindzu (contadas pelo rapaz ao velho em forma de flasback) que constituem uma fonte de identidade para Tuahir e Muindinga dado que a atenção destes dois personagens vira-se para a reconstrução do passado, enquanto procuram garantir a sua sobrevivência efuturo, acompanhados pela vida de um desconhecido, que lhes devolve o sonho e a força para viver. “Terra Sonâmbula” é sobretudo uma mensagem de esperança já que a terra, apesar da guerra, não estava morta, ainda estava sonâmbula, imersa num grande sonho que se pode transpor para os dois protagonistas: Tuahir que transmite a sabedoria adquirida com a experiência e Muindinga que representa o futuro e avisão de alguém que nunca perdeu a esperança de encontrar a sua mãe, seguindo todos os passos de Kindzu.

Integração da Perspetiva Construtivista

A perspetiva construtivista é baseada no pressuposto de que o ser humano cria e constrói ativamente as suas realidades pessoais, ou seja, cada indivíduo possui um modelo representacional do mundo. Este andaime de experiências das relações...
tracking img