Teste De Nmi

Páginas: 4 (981 palabras) Publicado: 4 de diciembre de 2012
Determinação da Massa Molar do Dióxido de Carbono(CO2)





























1. OBJETIVOS

Apresentar um método de obtenção de um gás (CO2) em laboratório.2. INTRODUÇÃO TEÓRICAA lei dos gases ideais é útil na determinação das massas molares de substâncias voláteis. O valor aproximado da massa molar é usualmente suficiente para determinar a fórmula molecular de umasubstância. A massa molecular é um número que indica quantas vezes a molécula de uma dada substância é mais pesada que 1/12 da massa do isótopo do carbono (12C). (CASTELLAN, 1986).
A quantidade de umasubstância expressa em gramas, numericamente igual a sua massa molecular denomina-se molécula-grama ou mol.
Uma molécula-grama de qualquer substância em estado gasoso, ou de vapor ocupa em condiçõesnormais de pressão e temperatura, um volume igual a 22,4 litros.
Para reduzir o volume do gás às condições normais, utiliza-se a equação de estado dos gases.



Um gás ideal é um conceitohipotético, pois na realidade os gases podem apresentar este comportamento somente sob certas condições, tais como, baixas
pressões e/ou elevadas temperaturas. Ao se examinar o comportamentoexperimental de "gases reais" através das medidas de pressão, volume, temperatura e número de moles em função da pressão, observa-se um desvio do comportamento que seria esperado para um gás ideal. O valorpara um comportamento ideal obedece a equação, p V = n R T seria igual a unidade. A relação de estado dos gases permanece constante para a molécula-grama de qualquer gás.
Este valor constantedenomina-se constante universal dos gases e se designa R. Seu valor numérico em dimensões dependem do sistema de unidades escolhidos para o cálculo.

R = 0,082 R = 62,3...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Test
  • Test
  • Test
  • Test
  • Test
  • Test
  • Test
  • TEST

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS