Titulo preliminar

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1118 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 25 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Departamento de Lenguas Extranjeras
PROGRAMA DE DESARROLLO DEL APRENDIZAJE AUTÓNOMO DE LENGUAS EXTRANJERAS

PORTUGUÊS l

OBJETIVO: Aprender os comparativos e os superlativos na língua portuguesa. TIPO DE ATIVIDADE: Escrita. TEMPO ESTIMADO: 30 minutos. PREPARAÇÃO: Leia a parte explicativa e resolva as atividades.

COMPARATIVOS E SUPERLATIVOS

+

-

=

O adjetivo pode apresentar-seno grau comparativo, quando a qualidade que ele expressa está em comparação com outros seres, e no grau superlativo, quando a qualidade expressa pelo adjetivo apresenta-se em grau elevado. A mudança de grau do adjetivo ocorre por dois processos: sintético e analítico. Sintético: Esta casa é agradabilíssima. Analítico: Esta casa é muito agradável. O comparativo pode ser: - de igualdade : quando aqualidade do adjetivo apresenta a mesma intensidade nos elementos que se comparam. Ex: Esta casa é tão ventilada quanto aquela. -de superioridade: quando a qualidade do adjetivo apresenta mais intensidade no primeiro elemento da relação de comparação. Ex: Esta casa é mais ventilada que aquela. -de inferioridade: quando a qualidade do adjetivo apresenta menos intensidade no primeiro elemento darelação de comparação. Ex: Esta casa é menos ventilada que aquela. O superlativo pode ser: - absoluto: quando a qualidade não se relaciona com outros elementos. Ex: Este exercício é muito fácil.(superlativo absoluto analítico) Este exercício é facílimo. (superlativo absoluto sintético). - relativo: quando existe relação entre a qualidade e os elementos. Ex: Este exercício é o mais fácil do livro.(superlativo relativo de superioridade). Este exercício é o menos fácil do livro. (superlativo relativo de inferioridade).

1 de 5

NOTA: Adjetivo BOM MAU GRANDE PEQUEÑO ATIVIDADES:

Comparativo de superioridade analítico Mais bom: NÃO Mais mau:NÃO Mais grande:NÃO Mais pequeno:NÃO

Comparativo de superioridade sintético MELHOR PIOR MAIOR MENOR

Superlativo absoluto sintético ÓTIMO PÉSSIMOMÁXIMO MÍNIMO

1.Considerando o mais estudioso, o mais aplicado o aluno que recebeu o melhor conceito, estabeleça comparações entre os seguintes alunos: Aluno Conceito Tomás B João C Maurício A Guilherme C a. João é__________estudioso _________ Guilherme. b. Maurício é ________ estudioso ___________Tomás. c. Guilherme é ____________estudioso __________ Tomás. 2. Agora complete com o comparativoadequado: a. O estado do Rio de Janeiro que tem 45.000 km² é ________extenso _________ o estado do Espírito Santo que também tem 45.000 km². b. O Brasil com seus 170 milhões de habitantes é ________populoso ________Portugal que não chega a 60 milhões. c. A manga carlotinha é _________graúda _________a graviola. d. A moto é __________veloz _________ a bicicleta. e. O trem é _______ ligeiro ________ ometrô. f. (caro) O jantar no restaurante é________________do que o jantar na lanchonete. g. (longo) A viagem para o Japão é ________________do que a viagem para os Estados Unidos. h. (antiga) Londres é _________do que Brasília. i. (tranqüilo/agitado) Antigamente a gente tinha uma vida __________e ___________do que agora. j. (pequeño) Esta cidade é _____________do que São Paulo? k. (grande) Estacidade é ____________que São Paulo. l. (alto) De Gaulle era ___________do que John Kennedy. m. (bom) Este restaurante é __________ quanto o "Maxims" de Paris. n. (mau) Não gosto de filmes antigos. Eles são ________do que os filmes modernos.

2 de 5

o. (mau) Não falo bem nem inglês e nem francês. Meu inglês é _________quanto o meu francês. p. (bom) Os carros americanos são __________do que oscarros europeus? q. (econômico) Os carros grandes são _____________do que os carros pequenos. r. (quente) O Saara é ________do que o Rio de Janeiro. s. (quente) O Rio de Janeiro é ___________ do que o Saara. t. (caro) O Rolls Royce é __________do que o Fiat. u. (caro) O Fiat é ________do que o Rolls Royce. v. (bom) João e Mário são bons professores. João é ___________professor ______ Mário. w....
tracking img