Trabalho

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (393 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Luso pôs 4 mil lusos para correr com um toque de corneta

O Brasil se declarou livre do trono português em 7 de setembro de 1822, mas a independência levou um tempo para se consumar. Entre ospersonagens que se destacaram no processo, um se cristalizou nos livros apenas como figura curiosa, apesar da ação decisiva em favor da nossa soberania.
Luís Lopes era um português maltrapilho. Muitos otinham como mendigo. Durante as batalhas pela independência, assumiu a função de corneteiro nas tropas brasileiras. A 8 de novembro de 1822, na estrada de Pirajá, Bahia, 4 mil lusitanos cercaram 300brasileiros, entre eles o corneteiro, que recebeu ordem de dar o toque de retirada.
Intencionalmente ou não, Luís deu o toque de avançar cavalaria. Temendo a chegada de reforços inimigos, os lusosbateram em retirada. Transformaram uma batalha praticamente ganha na primeira vitória brasileira contra a Coroa.

Conceito
Assumiu a função de corneteiro nas tropas brasileiras.substantivo adjetivo
femininofeminino
plural plural

O adjetivo brasileiras está concordando em gênero (feminino) e número (plural) com o substantivo tropas.
Como você pode perceber, háigualdade de flexão entre o substantivo e o adjetivo (de gênero e número).



Luso pôs 4 mil lusos para correr com um toque de corneta

O Brasil se declarou livre do trono português em 7 desetembro de 1822, mas a independência levou um tempo para se consumar. Entre os personagens que se destacaram no processo, um se cristalizou nos livros apenas como figura curiosa, apesar da ação decisiva emfavor da nossa soberania.
Luís Lopes era um português maltrapilho. Muitos o tinham como mendigo. Durante as batalhas pela independência, assumiu a função de corneteiro nas tropas brasileiras. A 8...
tracking img