Trabalhos escolares

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 41 (10175 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 11 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Índice

Introdução ao trabalho 2
A responsabilidade Social 3
1.1 - Introdução 3
1.2 -

Responsabilidade Social
e Voluntariado Empresarial

Introdução ao trabalho

Este trabalho, realizado no âmbito da cadeira Atlier de publicidade, tem como objecto…………..

A Responsabilidade Social

Introdução por------ responsável por--------

Contexto em que surge – evolução;

A ideia de umaresponsabilidade social das empresas não é nova. Já em 1920 Henry Ford defendia que as empresas tinham de participar no bem-estar colectivo. Também não é uma ideia que ressurgiu agora como uma moda. É um valor que foi crescendo, evoluindo, tomando corpo até adquirir uma dimensão universal.
De qualquer forma, as origens e os exemplos de uma política socialmente responsável por parte das empresasvêm de longe e estão por vezes ligados a credos religiosos.
Até aqui referimos apenas iniciativas tomadas por empresas e por instituições, mas o desenvolvimento do conceito de Responsabilidade Social teve, por outro lado, a pressão dos consumidores, a exigência por parte das comunidades de uma nova postura das empresas, que muitas vezes chega a ser confundida com
a luta pelos direitos cívicos.Em 1955, durante quatro meses, a empresa de transportes públicos de Montgomery, nos Estados Unidos, foi alvo de um boicote por parte da população porque praticava a discriminação racial.

[pic]

Mas é nos finais dos anos sessenta, em plena guerra do Vietname, que os movimentos dos consumidores, exigindo uma nova postura das empresas, tomam posição de uma forma mais sistemática egeneralizada.

• Organizam boicotes aos serviços ligados à guerra e acções de força contra algumas empresas como, por exemplo, o ataque à General Motors, impondo a segurança dos seus automóveis, que levou mesmo ao encerramento da fábrica e que esteve na origem da criação de uma série de leis sobre a fabricação de viaturas aplicadas depois a todos os fabricantes.

É o início da Responsabilidade Socialdas empresas tal como a entendemos hoje, é o momento de as empresas assumirem essa responsabilidade de forma mais concertada e de surgirem os primeiros esboços de relatórios de Responsabilidade Social.

A partir daí o crescimento tem continuado a pequenos passos, mas de forma sistemática e tendo como base orientações internacionais.

A implantação do conceito no seio das empresas é aindavariável, mas a nível das grandes multinacionais podemos hoje verificar que quase todas realizam o seu relatório de Responsabilidade Social, onde expressam os seus compromissos em relação ao ambiente, aos colaboradores e à comunidade.

Esta acção das multinacionais tem contribuído e estimulado para a implementação de políticas socialmente responsáveis. Quando uma empresa abre uma fábrica noutro país,está de algum modo a exportar para esse mesmo país a sua cultura. Frequentemente, é possível encontrar nas multinacionais traduções dos seus códigos de boas práticas, na língua do país onde estão implantadas, e dos seus procedimentos definidos a nível mundial.

Outro aspecto fundamental para o desenvolvimento do conceito é certamente a sociedade de informação, a receptividade da imprensa àsdenúncias feitas pelas organizações de consumidores e a globalização. A notícia da violação dos direitos humanos numa fábrica do outro lado do mundo chega até nós em segundos, e aqui onde a recebemos, estão porventura os consumidores dos produtos produzidos nessa fábrica, que podem tomar uma posição.

Até aqui falamos essencialmente de exemplos vindos dos Estados Unidos da América e de facto, podemosdizer que foi lá que o processo começou de uma forma mais sistemática. Isso fica a dever-se a uma tradição mais interventiva por parte dos governos europeus, que desde sempre protegeram mais os cidadãos. Como consequência, generalizou-se a noção de que o seu bem-estar dependia muito mais da protecção do Estado e das leis por ele criadas do que propriamente das empresas.
Por isso, na tradição...
tracking img