Tractebel - brazil

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 35 (8633 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 9 de febrero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Sumário
A Empresa 2
Situação do Mercado de Energia e a Posição da Tractebel no Mercado 4
Ambiente Macroeconômico 7
Pontos Positivos 12
Pontos Negativos 13
Organograma do Grupo GDF Suez 14
Metodologia de Avaliação do Desempenho Organizacional: uma análise específica e holística 15
Justificativa do modelo proposto 15
Perspectiva:Responsabilidade Socioambiental 16
Perspectiva: Mercado 18
Perspectiva: Operações 20
Perspectiva: Inovação Tecnológica 21
Perspectiva: Financeiro 25
Perspectiva: Recursos Humanos 28
Conclusão 30
Aprendizado obtido 32
Fontes 33

-------------------------------------------------

A Empresa
Em 15 de Setembro de 1998, foi privatizada a primeira empresa do sistema Eletrobrás. Em um leilão quedurou apenas 4 minutos, o grupo belga GDF Suez adquiriu a Gerasul, surgia nesse momento a Tractebel Energia.
A Tractebel Energia atua na implantação e operação de usinas geradoras de eletricidade, sendo também agente ativo na atividade de comercialização. Com 19 usinas entre hidrelétricas, termelétricas e eólicas, a empresa é líder do setor privado de geração de energia elétrica no Brasil,responsável por cerca de 8% do suprimento do mercado, e uma das líderes em negócios com clientes livres, para quem vende 35% de sua produção anual.
A companhia é sediada em Florianópolis, Santa Catarina, e seu parque gerador e capacidade de usinas encontram-se instaladas nos cinco regiões do país, mais precisamente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, MatoGrosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.
A Tractebel busca as melhores praticas de gestão de seus negócios, buscando conduzi-la de forma transparente e ética. Para isso possui em sua missão, visão e valores todos seus princípios que norteiam suas práticas.
No quadro abaixo, resumimos a missão, visão e valores desta que é atualmente a maior empresa privadageradora de energia no país:

-------------------------------------------------
Situação do Mercado de Energia e a Posição da Tractebel no Mercado
No ano de 2009, mesmo em ano de crise econômica mundial, a empresa alcançou um desempenho econômico-financeiro considerado excelente, traduzido em um lucro liquido de R$ 1.134 milhões, superando em 2% o resultado do ano anterior e que representou um valorrecorde pelo sexto exercício consecutivo. Tal resultado foi importante para reforçar a solidez da empresa no mercado, assim como reforçar o posicionamento da empresa, que tem como estratégia conceder flexibilidade nos contratos com este segmento, que se por um lado acarreta na redução de vendas, por outro, permite a empresa recompor as disponibilidades e assim manter seu portfólio equilibrado.
ACompanhia tem capacidade instalada própria de 6.908 MW, equivalente a cerca de 7% do total no Brasil. Seu parque gerador é composto por 22 plantas, todas operadas pela Companhia, das quais nove são hidrelétricas, seis termelétricas e sete complementares – duas a biomassa, duas eólicas e três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Entretanto, a capacidade instalada operada pela Tractebel é de8.630 MW, pois quatro dessas usinas são exploradas comercialmente por meio de parcerias com outras empresas: Usina Hidrelétrica Itá, Usina Hidrelétrica Machadinho, Usina Hidrelétrica Estreito e Usina Termelétrica Ibitiúva Bioenergética. Nos valores de capacidade instalada própria e operada mencionados acima, está considerada a motorização completa de Estreito, prevista para 2012.
Com mais de umadécada de atuação como empresa privada, a Tractebel Energia, que possui sede em Florianópolis, é uma companhia de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Controlada pelo Grupo GDF SUEZ (68,7%), a Tractebel participa, desde o final de 2005, do Novo Mercado da Bovespa e do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) – indicador composto de ações emitidas por empresas...
tracking img