Turfa

Páginas: 2 (353 palabras) Publicado: 10 de julio de 2012
Na indústria de rolamentos, onde se utiliza durante o processo de manufatura, o aço DIN 100 Cr6 que apresenta em sua composição química cerca de 1% de carbono e 1,5% de Cromo, ocorre o processo detratamento térmico de têmpera e revenimento. A função deste tratamento térmico compreende operações de aquecimento e resfriamento controlado, que objetivam alterações nas propriedades físicas comodureza, resistência à abrasão, entre outros. (SPIN; 2003).
Durante o tratamento térmico deve-se observar o rigoroso controle das taxas de aquecimento e resfriamento das peças, do tempo de permanênciaem temperatura constante, do ambiente de aquecimento, objetivando os melhores resultados. Uma das partes mais críticas do tratamento térmico de têmpera e revenimento é o resfriamento, pois extraicalor da peça de maneira a promover as propriedades desejadas, resultando também em deformações não desejadas.
Em função da aplicação de alguns rolamentos, o meio de resfriamento fica limitado a banho desal (AS –140), porém geram deformações acima do desejado gerando peças rejeitadas, enquanto que o mesmo processo de têmpera, porém com resfriamento em banho de óleo (Microtemp 177) geram menos peçasrejeitadas. Essas deformações podem estar relacionadas as tensões residuais, introduzidas durante o resfriamento no processo de têmpera e revenimento, tais tensões podem ser identificadas utilizandoa técnica de difração de raio-x, o que ajudaria a correlacionar os níveis de deformação com o meio de resfriamento. (Chiaverini; 2002).
Identificar, durante o processo de manufatura de capasde rolamentos feitas em aço DIN 100Cr6, as possíveis causas de alteração dimensional e deformação após tratamento térmico de têmpera e revenimento, ambos no resfriamento de sal e óleo. Avaliarqualitativamente e quantitativamente a diferença do processo de têmpera e revenimento, nos meios de resfriamento de sal e óleo realizando ensaios de dureza, microscopia ótica, difração de raio-x e análise...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Turf
  • Tabuladas.com Pronosticos de turf argentino
  • Turf Rock

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS