Turismo

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 17 (4231 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 25 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Antes de ser integrada ao império incaico, Arequipa já fora habitada pelos índios aimarás. Segundo os arqueólogos, há provas de atividade humana paleolítica na região há mais de 8.000 anos. Mas a origem do nome Arequipa seria quéchua: diz-se que quando o governante inca Mayta Capa ali chegou, encantou-se com o lugar e exclamou “Ari quipa!” (“Fiquemos aqui!”).
Os primeiros espanhóis que chegaraqma Arequipa eram padres dominicanos. Como o Inca, ficaram tão deslumbrados que resolveram se estabelecer. À cruz seguiu-se a espada: com uma centena de homens, o capitão Carbajal fundou a “Villa hermosa de Arequipa” em 15 de agosto de 1540. No ano seguinte, Arequipa já foi elevada à categoria de cidade pelo rei espanhol Carlos V.

Durante o século XIX, Arequipa foi importante centro de difusãoideológica da luta pela independência do Peru. Talvez esse lado rebelde de seus habitantes explique a vocação política da cidade, reduto da izquierda peruana.
Arequipa é conhecida como “Cidade Branca” em razão de ter sido construída com uma pedra vulcânica clarinha denominada sillar, retirada do vulcão Chachani.

Seu lindo centro colonial, com edifícios dos séculos XVI a XVIII, de ricaarquitetura barroca, obra de mestres espanhóis e índios, lhe vale o título de Patrimônio da Humanidade, outorgado pela UNESCO. A brancura e a limpeza de suas ruas e o cenário natural também a tornam especial entre as cidades peruanas. Na opinião da maioria dos visitantes estrangeiros, Arequipa é a cidade mais interessante do país depois de Cusco.

As atrações são diversificadas: além de percorrer acidade de Arequipa a pé, apreciar o centro colonial e visitar seus mosteiros famosos (como o de Santa Catalina, e outros) museus e igrejas, os mais aventureiros e dispostos a algum esforço físico podem optar por fazer trekking ou rafting nos arredores. Um meio termo é alugar um carro com motorista ou pegar uma excursão para curtir as belíssimas paisagens de vales, canyons e vulcões. Há diversasagências no centro histórico de Arequipa e, eventualmente, no seu próprio hotel você poderá contratar um tour para conhecer as redondezas.

Em Arequipa

Catedral A construção do século XVII foi abalada por terremotos e parcialmente reconstruída diversas vezes. A última foi em 2001, quando uma das torres desabou no meio da praça e a outra rachou ao meio. A catedral impressiona por seu tamanho eimponência: ocupa todo o lado norte da praça. Plaza de Armas, Arequipa, Peru.

Mosteiro de Santa Catalina Gigantesco e espetacular. O Monasterio de Monjas Privado de la Orden de Santa Catalina de Siena, no centro da cidade, fundado em 1579 por uma viúva rica, forma uma verdadeira cidadela de quase 20.000 m2, com ruas (com nomes de cidades espanholas, como Córdoba, Sevilha, Toledo), praças eclaustros. Calle Santa Catalina, 301O, Arequipa, Peru.

Plaza de Armas - A grande praça principal de Arequipa, ótimo exemplo da arquitetura espanhola colonial, é encantadora. Branca e enfeitada por palmeiras que lhe conferem um ar andaluz, ela abriga a catedral da cidade. Como pano de fundo, lá está o imponente El Misti, com suas neves eternas. É um cartão postal; em todo lugar você vê essa foto!La Compañia - A igreja jesuíta de Arequipa é um lindo exemplo da arquitetura da segunda metade do século XVII. Seu portal esculpido em pedra é uma obra de arte e o rico interior também merece ser visitado. Calle General Morán esq. c/ Álvarez Thomaz, Areuipa, Peru.

Museo de los Santuarios Andinos de la Universidad Santa Maria - O museu, que tem por tema o estudo dos achados dos santuárioslocalizados nos vulcões da região, foi criado em razão da descoberta da múmia de uma menina que, aos 12 ou 14 anos, no fim do século XV, foi sacrificada aos deuses no cume do vulcão Ampato, perto de Arequipa. Seu corpo foi encontrado em 1995 em excelente estado de conservação, em razão das baixíssimas temperaturas e do clima seco da região. A múmia, que recebeu o nome de Juanita, é a mais bem...
tracking img