Um estudo da evolução da padronização das normas contábeis no brasil: uma expectativa para o futuro

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 24 (5766 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 27 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA PADRONIZAÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS NO BRASIL: uma expectativa para o futuro

RESUMO

A globalização proporcionou o fim da “barreira geográfica” no mundo, já que as informações se espalham numa grande velocidade. Tratando-se do mundo dos negócios, não poderia ser diferente requerendo informações contábeis, cada vez mais rápidas, principalmente, no mercado financeiro ede capitais. Mas, esse processo sofre um empecilho, na área contábil, pois os países não possuem o mesmo padrão para a produção de informações contábeis. Por isso, surgiu a necessidade da padronização das normas contábeis, para que as empresas não perdessem tempo e nem dinheiro modificando-as para a sua necessidade. Entretanto, esse processo não é simples e a tentativa de implementação vemocorrendo paulatinamente, com a participação de diversos países, inclusive o Brasil. Visto isso, o objetivo desse artigo foi descrever evolução da padronização das normas contábeis no Brasil. Fez-se o uso do método dedutivo, com pesquisa documental-bibliográfica e tipologia descritiva. Teve como conclusão a necessidade do Brasil se inserir nesse contexto com mais rapidez, já que outros países estão maisavançados, e assim garantir aos seus contadores a capacidade de enfrentar as novas exigências que estão por vir.

Palavras – chave: Globalização, Padronização Contábil, Normas Contábeis, Brasil e Evolução

1. INTRODUÇÃO
Com o processo de globalização, as entidades não possuem mais a localização geográfica como obstáculo para exercer as suas atividades e atuam em vários países,ocorrendo, assim, a necessidade de importações e exportações de informações contábeis, porém, não há a uniformidade entre os padrões contábeis dos países.
Dessa forma, a Ciência Contábil como uma ciência social aplicada é, diretamente, influenciada por fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, tais fatores ocasionam mudanças nos relatórios providos pela contabilidade, no tocante anecessidade informativa dos usuários de cada país, pois nem sempre tais necessidades são convergentes.
Porém, a informação que deseja ser retirada desses relatórios não pode ser alterada em sua essência, pois através dela é que serão tomadas decisões por parte da administração, assim para que não haja uma defasagem em relação à qualidade da informação as empresas que têm atividades em diferentespaíses buscam fazer mudanças nos seus relatórios visando desenvolver o poder de comparabilidade entre as empresas situadas em diferentes locais de forma a utilizá-los como fonte de informações para a tomada de decisão.
Devido a isso, surgiu a necessidade e preocupação de determinados órgãos em realizar a padronização das normas contábeis, com a finalidade de solucionar a questão dasdiferenças das demonstrações financeiras entre os países.
Essa preocupação com a padronização das normas contábeis é mundial e ganha destaque com o desenvolvimento econômico e dos mercados, de capital e financeiro, em cada país. O Brasil, pertencente a esse contexto, vem tomando providências ao seu enquadramento às padronizações com os seus órgãos contábeis atuantes nesta questão no cenáriointernacional.
De acordo com o exposto acima, surge o seguinte questionamento:

Como ocorreu a evolução da padronização das normas contábeis no Brasil?

Assim, o objetivo desse trabalho foi descrever evolução da padronização das normas contábeis no Brasil. Foi utilizado como método o dedutivo, com a realização de pesquisa documental-bibliográfica e tipologia descritiva, sendoutilizados artigos científicos, livros, dissertações e reportagens. A relevância deste estudo está presente na própria questão da internacionalização das normas contábeis, na sua padronização, já que é um assunto bastante discutido no cenário contábil, e que ultimamente o Brasil vem tomando medidas efetivas para se enquadrar aos padrões internacionais de Contabilidade.
2. PADRONIZAÇÃO DAS NORMAS...
tracking img