A Chama Tambem Se Apaga

Páginas: 5 (1108 palabras) Publicado: 19 de julio de 2012
A chama também se apaga
Quando somos crianças tudo serve para criar “chama”. Primeiro, foram as passagens de nível na piscina que criavam grande entusiasmo e faziam-nos fortes para acompanhar o ritmo do grupo, ou mesmo, para mostrarmos que nadávamos melhor e prestávamos mais atenção ao monitor.
Depois foram as participações nas provas regionais que criavam grande entusiasmo. Mais tarde,surgiram as oportunidades para sermos melhores no nosso desporto e a ambição em chegarmos às competições Nacionais.
Com as participações nas provas Nacionais, surgia o entusiasmo em conhecermos os nadadores dos outros clubes e sabermos melhor sobre a natação internacional.
Conseguimos inclusive, chegar ao pódio. Começámos a acreditar que até poderíamos vir a ser campeões Nacionais.
Quando regressámosà nossa piscina, quisemos trabalhar mais ainda do que antes, com mais afinco e determinação. Estávamos agora, mais motivados do que nunca. A “chama” parecia um maçarico que ninguém conseguiria apagar.
Começámos a acreditar que tínhamos possibilidade de chegar mais longe. Abriam-se as portas de uma participação na seleção Nacional. “Que alegria daríamos aos nossos pais e familiares! E o orgulho queteriam os nossos amigos!”
A oportunidade surge com o primeiro título Nacional. Logo a seguir, vem o primeiro recorde Nacional, depois, presenças nos Europeus, Mundiais e, mais e mais recordes Nacionais.
A cada vitória, ficava mais perto a próxima conquista. Entusiasmo gere motivação e confiança. Estávamos agora mais aptos a triunfar do que anteriormente. Os recordes começaram a surgir de formaquase natural e o caminho para chegar aos jogos Olímpicos parecia curto.
Tudo parecia correr de feição. Não existiam dúvidas, apenas certezas em chegar longe.
O treinador sabia o que fazia e os treinos que preparava eram certamente os mais adequados.
Era o tempo de definir opções de vida. Agora, o mais importante seria o projeto desportivo. A profissão teria o seu tempo para se afirmar.
Asmarcas desportivas permitiram obter uma bolsa e, chegámos a pensar que as condições eram excelentes para cumprir o nosso objetivo.
Afinal, isso era tudo o que sempre desejamos. Ser nadador de alto rendimento a tempo inteiro. Quase como um profissional da natação.
Mas, faltavam ainda alguns anos para estar em Londres. Era preciso trabalhar muito. Era preciso renovar a bolsa a cada ano. Era precisomostrar resultados várias vezes ao ano e não dava para viver descansado, seguindo um plano a médio prazo . Tinhamos que mostrar serviço.
Com o passar dos dias, foi-se instaurando a rotina. Aconteciam conflitos, eramos confrontados com incompreensões, com crises existenciais. Pensámos várias vezes que existia vida para além da natação.
A vida não era só isto. Começámos a acordar de manhã a pensarque, talvez até não fossemos capazes como outrora acreditámos.
Os resultados começaram a não surgir e, o treinador, que parecia ser o mais competente do mundo, começara a ser questionado. A chama fora-se apagando lentamente.
A marca não surgia para que a bolsa pudesse ser renovada. Afinal, o enquadramento que parecia ser excelente não passara de uma ilusão, de uma falácia.
E agora? Tudo o queparecia ser perfeito, afinal não existe. Será que aqueles que me venderam o sonho de que eu era diferente, que era tecnicamente mais talentoso do que a maioria do outros, que tinha caracteristicas únicas que me poderiam levar aonde nenhum atleta do meu país chegou, me enganaram? Será que eles o sabiam desde o principio, e só se quiseram servir de mim, usando o meu esforço e a minha paixão ànatação?
Começam agora a surgir muitas e muitas interrogações. E se eu não tivesse abdicado da minha carreira profissional, onde estaria hoje? Eventualmente, muito melhor e não teria sido necessário tanto sacrifício, nem teria sido tão doloroso.
A chama que antes se conseguia observar ao longe, desapareceu por completo. Com ela, desapareceu também a motivação para o trabalho, a falta de confiança...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • el chaman
  • el chaman
  • chama
  • chamo
  • El Chame
  • chamo
  • El Chaman
  • analisis del chaman

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS