A grande marcha

Páginas: 197 (49182 palabras) Publicado: 6 de julio de 2011
A Grande Marcha – Reminiscências

“A Grande Marcha é a primeira de seu gênero nos anais da história e é, ao mesmo tempo, um manifesto, um destacamento de propaganda e uma máquina semeadora. Desde que Pan Ku separou o céu da terra e desde a época dos Três Soberanos e os Cinco Imperadores, a história conheceu uma grande marcha como a nossa? Dia após dia durante doze meses, nossos passos eramseguidos e éramos bombardeados por dezenas de aviões pelo ar, enquanto por terra uma imensa força de milhares de homens nos cercava, nos perseguia, fechava a passagem e nos interceptava; foram inumeráveis dificuldades e perigos que encontramos no caminho. Contudo, contamos com nossas duas pernas, percorremos mais de vinte mil li[1], através de onze províncias. Cabe perguntar: Houve na história umagrande marcha como a nossa? Não, nunca. A Grande Marcha é um manifesto. Proclamou diante do mundo inteiro que o Exército Vermelho é um exército de heróis, enquanto que os imperialistas e seus lacaios, Chiang Kai-shek e companhia, são totalmente impotentes.
Declarou o fracasso do imperialismo e de Chiang Kai-shek em suas operações para nos cercar, perseguir, paralisar e interceptar. A Grande Marcha étambém um destacamento de propaganda. Fez com que uns duzentos milhões de habitantes das onze províncias percorridas conhecessem que o caminho do Exército Vermelho é o único que os conduz à libertação. A não ser por este feito, como as grandes massas populares conseguiriam apreender com tanta rapidez que existia no mundo a grande verdade encarnada pelo Exército Vermelho? A Grande Marcha é tambémuma máquina semeadora. Espalhou pelas onze províncias grande quantidade de sementes, que germinarão, darão flores e frutos: renderá colheita no futuro. Numa palavra, a Grande Marcha terminou com nossa vitória e com a derrota do inimigo. Quem a conduziu à vitória? O Partido Comunista. Sem ele, esta Grande Marcha teria sido inconcebível. O Partido Comunista da China, seu organismo dirigente, seusquadros e seus membros não temem nenhuma dificuldade nem sofrimento. Quem colocar em dúvida nossa capacidade para dirigir a guerra revolucionária afundará no pântano do oportunismo. Com o término da Grande Marcha surgiu uma situação nova. Na batalha de Chiluochen, o Exército Vermelho Central e o Exército Vermelho do Noroeste, unidos fraternalmente, desbarataram a campanha de “cerco e aniquilamento”lançada por Chiang Kai-shek contra a região Fronteiriça de Shensí-Kansú e, assim, assentaram a pedra angular para a tarefa empreendida pelo Comitê Central do Partido: estabelecer no Noroeste o quartel general nacional da revolução.”
Mao Tsetung: Sobre a tática da luta contra o imperialismo japonês

A Grande Marcha
Recordações

Uma visão retrospectiva
Liu Po-cheng

Nos dois anos que vão deoutubro de 1934 ao mesmo mês de 1936, o Exército Vermelho de Operários e Camponeses da China, partindo de suas bases de apoio na província [estado] de Kiangsí, realizou uma marcha de 25.000 li [12.500 km], que assombrou o mundo inteiro. Durante esta marcha, capturou numerosos pontos estratégicos defendidos pelo inimigo, repeliu as numerosas tropas que o perseguiam ou interceptavam seu avanço,forçou a passagem de rios de correntes impetuosas, cruzou montanhas nevadas que se erguiam até alcançar as nuvens e atravessou pântanos jamais pisados pelo ser humano. Com seu maravilhoso heroísmo e espírito de luta árdua, demonstrou cabalmente a incomparável tenacidade e vitalidade do movimento comunista e a irresistível força de combate do exército dirigido pelo Partido Comunista.
Porém, por querazão foi necessário efetuar a Grande Marcha? Por que o Exército Vermelho pôde cumprir exitosamente esta grandiosa façanha? Dela se podem tirar muitas experiências e lições.

I
Desde a IV Sessão Plenária do VI Comitê Central do Partido Comunista da China em janeiro de 1931, começou a dominação sobre o Partido da terceira linha oportunista de “esquerda”, representada por Wang Ming, durante o...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Leccion 11 LA MARCHA DE LAS GRANDES ECONOMÍAS
  • marcha
  • marcha
  • Marcha
  • Marchas
  • March
  • Marchas
  • MARCHAS

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS