A importância do turismo no ordenamento do território

Páginas: 11 (2649 palabras) Publicado: 17 de noviembre de 2011
I Jornadas Luso-Espanholas de Urbanismo

A importância do Turismo no Ordenamento do Território

Jorge Umbelino
● Geógrafo
● Vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, i.p.
● Professor da Universidade Nova de Lisboa

Nota prévia

A presente comunicação insere-se nas I Jornadas Luso-Espanholas de Urbanismo, realizadas em Coimbra, em 2008.10.10, com organização do CEDOUA –Centro de Estudos de Direito do Ordenamento do Urbanismo e do Ambiente. A natureza da entidade organizadora confere a estas jornadas uma perspectiva especializada, em torno do Direito, perspectiva essa alargada pela formulação do tema geral proposto; no caso do autor, quer a formação académica, no caso, em Geografia, quer o percurso profissional anterior, quer, ainda, as funções que actualmenteexerce marcam os termos desta abordagem, que se fixará numa conceptualização, necessariamente lata, do modelo de relacionamento entre o Ordenamento do Território e o Turismo, bem como dos preconceitos e dificuldades que essa relação, não raramente, tem de enfrentar.

1. A relevância do conceito de Turismo

O Turismo é uma actividade centenária para algumas elites económicas, sociais,académicas e/ou culturais; para a generalidade da população já é, ainda assim, uma realidade acessível há dezenas de anos. O reconhecimento da crescente importância do Turismo, nas suas múltiplas dimensões, tem levado a uma também crescente densidade do conhecimento que sobre ele se constrói. É neste contexto evolutivo que temos de entender a amplitude actual do próprio conceito de Turismo.Num período inicial, o Turismo era percebido como a expressão de viagens de lazer, por vezes polvilhadas com motivações de saúde, culturais ou científicas, que se sustentavam em meios de alojamento colectivo. A globalização da economia, causa e consequência dos progressos e da democratização da mobilidade e acessibilidade, foi a mola impulsionadora para um entendimento cada vez mais amplo doTurismo. O hotel que recebe uma família em gozo de férias é o mesmo que acolhe um visitante em viagem de trabalho ou um participante numa reunião científica; o restaurante que recebe os residentes num bairro ou quem nele trabalha é o mesmo que recebe viajantes de ocasião ou turistas, quer estes pernoitem num hotel ou na sua segunda residência.

Depois de múltiplos esforços para encontrar umadefinição consensual para o Turismo, ora a partir da oferta, ora da procura, as tentativas mais recentes são integradoras destas duas perspectivas e muito latas na sua abrangência; como é natural, esta evolução beneficia a dimensão económica do Turismo, através da sua protecção e promoção global. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT/WTO),

(o turismo compreende) as actividadesdas pessoas durante as suas viagens e estadas fora da residência habitual, utilizando meios de alojamento colectivo ou particulares, por um período de tempo superior a um dia e inferior a um ano e desde que não exista objectivo de remuneração no local de destino.

ou, numa definição a partir da oferta, refere que a indústria turística consiste no conjunto de todas as empresas,organizações e instalações destinadas a servir as necessidades e desejos específicos dos turistas.

Assim entendido o conceito de turismo, facilmente se justifica que quando este é aplicado em territórios com grande vocação para a sua oferta, como é o caso de Portugal, em geral, e de algumas das suas regiões, em particular, ele acaba por ter uma forte ligação de necessidade e relevante impacto sobrea sociedade e o território.

2. Principais pontos de contacto entre o turismo e o território

A primeira, mais óbvia e permanente ligação entre o turismo e o território decorre da circunstância de ser neste último que o turismo recolhe os recursos que, depois de coerentemente agrupados, consubstanciam os produtos oferecidos. Nos dias de hoje, em que muitos dos produtos turísticos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Importancia del do
  • La Do Mi Do
  • DO
  • DO
  • O Do
  • Teoria do ordenamento jurídico
  • El O Do
  • Lo Has Le Do

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS