A mente vencendo o humor

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 21 (5205 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
TERAPIA COGNITIVA
 
            A forma como compreendemos nossos problemas tem um efeito em como lidamos com eles.
            O termo cognitivo significa “processos de conhecimento” bem como “pensamento” ou “percepção”. O terapeuta cognitivo dá ênfase ao exame dos pensamentos e crenças relacionadas ao nosso estado de humor, comportamentos, reações físicas e aos acontecimentos em nossasvidas.
Relação Pensamento X Humor
 
            Sempre que você experimenta um estado de humor, existe um pensamento relacionado a ele que ajuda a definir o humor.
            Por exemplo, suponhamos que você esteja numa festa e que alguém lhe apresente Alex. Enquanto vocês conversam, Alex nunca olha para você; de fato, durante a breve conversa de vocês, ele mantém seu olhar fixo em um pontoimaginário qualquer sobre seu ombro.
            Quatro estados do humor encontram-se listados abaixo de cada pensamento. Circule o estado do humor que você acredita que seria decorrência de cada uma das seguintes interpretações do por que Alex não olha para você:
Alternativa 1
Pensamento: Alex é mal-educado. Ele está me insultando, ignorando-me desta forma.
Possível Estado do Humor(marque um): a)Irritado;   b)Triste;   c)Nervoso;  d)Afetuoso
Alternativa 2
Pensamento: Alex não me acha interessante. Todos me acham um chato.
Possível Estado do Humor (marque um): a)Irritado;  b)Triste;  c)Nervoso;  d)Afetuoso
Alternativa 3
Pensamento: Alex parece tímido. Provavelmente ele se sente constrangido ao olhar para mim.
Possível Estado doHumor (marque um): a)Irritado;  b)Triste;  c)Nervoso;  d)Afetuoso
Este exemplo ilustra como diferentes pensamentos ou interpretações podem levar a diferentes estados do humor em uma mesma situação. Uma vez que os estados o humor são a causa de sofrimento ou podem levar a comportamentos com conseqüências (como por exemplo dizer a Alex que ele é um mal-educado e afastar-se dele), é importante quevocê identifique aquilo que está pensando e verifique a veracidade de seus pensamentos antes de agir.
 
Relação Pensamento X Comportamento
 
            Nossos pensamentos e comportamentos encontram-se geralmente intimamente relacionados. Esta é uma razão pela qual é difícil se fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo.
Durante o dia estamos repetindoconstantemente comportamentos bem treinados. Não nos apercebemos dos pensamentos que direcionam nosso comportamento, porque nossas ações tornam-se rotina. Entretanto, quando decidimos mudar ou aprender um novo comportamento, os pensamentos podem determinar se e como essas mudanças ocorrerão.
Nossas expectativas afetam nosso comportamento. Temos mais chance de fazer algo e de ser bem-sucedidos seacreditamos que isso é possível. Pensar não é o mesmo que fazer. Mas quanto mais creditamos que algo é possível, mais provavelmente tentaremos realizar a coisa e mais chance teremos de ser bem-sucedidos em nossas tentativas.
Os pensamentos automáticos são outro tipo de pensamento que influenciam o comportamento. São palavras e imagens que surgem em nossas mentes ao longo do dia, enquanto fazemoscoisas.
Além dos pensamentos automáticos temos profundas crenças arraigadas, que influenciam tanto nosso pensamento automático quanto nossos padrões de comportamento. Essas crenças primárias dizem respeito a nós mesmos (Ex.: Sou inteligente / Sou fraco), a outras pessoas (Ex.: As pessoas não são confiáveis  / As mulheres são fortes), e à vida em geral (Ex.: Depois da tempestade vem acalmaria / Mudança sempre vem para melhor).
 
Relação Pensamento X Reações Físicas
 
Os pensamentos também afetam nossas reações físicas. Pense na última vez que você leu um livro ou artigo de revista envolvente. Enquanto sua mente imaginava as cenas descritas, seu corpo também reagia. Imaginar uma cena assustadora pode fazer que sua freqüência cardíaca aumente. Imaginar...
tracking img